SAÚDE

No Recife, ONG reforça necessidade da vacinação para pessoas que vivem com HIV/Aids

No Recife, a ONG Gestos vem cumprindo papel de incentivar a auxiliar o acesso à vacinação para essa parte da população

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Pessoas com HIV/Aids precisam da vacinação por terem a imunidade comprometida em função do vírus - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Desde 1993, a ONG Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero tem atuado, no Recife, promovendo conscientização sobre HIV/Aids, igualdade de gênero e direitos humanos. A instituição ganhou reconhecimento nacional e internacional por sua abordagem multidisciplinar no acolhimento a pessoas que vivem com HIV/Aids.

A entidade surgiu do desejo de tratar dos temas ligados ao HIV e Aids sob uma perspectiva mais ampla. Como explica Jô Meneses, coordenadora de projetos da ONG. “A Gestos surge nessa perspectiva, junto a outras ONGs que existiam para lutar fortemente por políticas públicas pra que as pessoas tivessem acesso a um tratamento de qualidade, disponível no SUS, como a gente vê que até hoje acontece. Foi uma luta muito grande para que essa pauta pudesse ser vista de uma outra maneira.

Leia: ONG Gestos lança financiamento coletivo em campanha para manter assistência júridica

Visando fortalecer a imunização entre pessoas desta comunidade, a Gestos lançou um projeto pioneiro no Recife, intitulado “Orientação, busca ativa e acompanhamento de imunização para PVHAs”, o projeto tem como objetivo orientar e incentivar o acesso à vacinação para essa população nos 14 municípios da região metropolitana do Recife.

Jô explica como funciona o projeto. “Vamos realizar duas reuniões para orientação das pessoas sobre vacina, falar da importância e explicar quais são as vacinas mais importantes pras PVHAs, fora as do calendário normal, mas algumas que são especificamente importante pra quem vive com HIV. A busca ativa é no sentido de olhar esses cartões, informar as pessoas onde elas podem ter salas de vacinação e também acompanhar esse movimento”.

Leia: Entrevista | “Pessoas ainda morrem de complicações de Aids porque não tem campanha o ano todo”

Atualmente, cerca de quinhentas pessoas são assistidas pela organização com atendimento jurídico, psicoterapia e promoção dos direitos humanos. Com o aumento do movimento anti-vacina, a ong reforça o chamado para a atualização do cartão vacinal.

Para a coordenadora da Gestos, é fundamental mostrar a eficácia da vacinação “A gente acha que a melhor coisa para a gente vencer esse tipo de movimento é ter informação, é mostrar na prática, trazer exemplos concretos para população que a gente está vinculada”, finaliza.

Para conhecer mais o trabalho da ONG Gestos ou para buscar informações e acolhimento relacionado ao HIV/Aids, acesse o site gestos.org.br.

Assista:

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga