Exposição

Agricultura Familiar inaugura pavilhão na Expointer já com recorde de vendas

Espaço completa 25 anos e conta com o maior número de expositores da história, totalizando 372 bancas

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Banca vende sementes da reforma agrária na 46ª Expointer - Divulgação Via Campesina

O evento oficial de abertura do Pavilhão da Agricultura Famiiar na Expointer 2023 será nesta quinta-feira (31), às 11h, em frente ao estande da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Porém, já no primeiro final de semana, o setor bateu o recorde de vendas, com R$ 1,93 milhão, superando em 19,5% o valor mais alto alcançado, que era de R$ 1,6 milhão nos dois primeiros dias.

:: Programas e políticas de auxílio à produção agrícola são destaque na 46ª Expointer ::

Nesta 46ª edição da Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar completa 25 anos e conta com 372 bancas, sendo 148 delas comandadas por mulheres. Já, segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, 87 por cento dos empreendimentos são liderados por jovens.

Lá é possível encontrar produtos coloniais de agroindústrias, cozinhas para alimentação, além de flores e artesanato. Há também comercialização de sementes e mudas por pequenos produtores e entidades das reforma agrária, entre outros produtos.

Conforme o representante da Fundaçao Universidade de Rio Grande (Furg), Carlos Alberto Sainfer Júnior, o país está num processo de recuperação da agricultura familiar. Ele ressaltou que o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar foi recriado em janeiro deste ano e já esta elaborando politicas publicas para a reconstrução do setor.

:: CPI conhecerá escola do MST que alfabetizou 800 famílias no sul da Bahia e é referência em educação agroecológica ::

Via Campesina na Expointer

Djones Roberto Zucolotto, da Via Campesina, conta que os movimentos do campo estão com oito bancas neste ano. Uma delas é de alimentação e está servindo arroz carreteiro da reforma agrária, feito com o arroz agroecológico produzido sobretudo em assentamentos da região Metropolitana de Porto Alegre. Tem ainda bancas para quem quiser beber na hora suco natural e caldo de cana, com cana orgânica produzida por uma família de Nova Santa Rita (RS).

:: Maior produção de arroz orgânico da América Latina: conheça a experiência agroecológica do MST ::

A Via Campesina também comercializa sementes agroecológicas da Cooperativa Agroecologica Nacional Terra e Vida (Coonaterra), a BioNatur, que historicamente participam da Expointer. Além disso, traz produtos como carne e embutidos, salame e banha, arroz orgânico e panificados, queijos e iogurtes produzidos por associações e cooperativas de assentados de diversas regiões do estado. “A gente tem um cálculo aproximado de que cerca de 800 famílias têm vínculo direto com essas cooperativas representadas nas bancas na Expointer esse ano”, afirmou ele.

Segundo Zucolotto, a Expoiter é uma oportunidade para divulgar os produtos da reforma agrária para a população. “A gente fala em reforma agrária popular, da questão do acesso à terra, da produção de alimentos, e não é só produzir alimentos, mas produzir alimento saudável para a população, para a sociedade, respeitando a natureza, o meio ambiente, respeitando a vida”, pontua o representante da Via Campesina.

:: Soberania Alimentar: a luta contra a fome mundial diante dos lucros globais ::


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira