Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

DOAR SALVA VIDAS

Como lidar com familiares de doadores é tema de formação para profissionais da saúde

Encontro em Porto Alegre terá a participação da enfermeira Carmen Segovia, da Espanha, país líder em doações no mundo

01.set.2023 às 11h47
Porto Alegre
Redação

1º Encontro dos Entrevistadores no Processo de Doação e Transplantes do RS reúne profissionais que já realizam o trabalho em diferentes hospitais do estado - Foto: Divulgação

O 1º Encontro dos Entrevistadores no Processo de Doação e Transplantes do Rio Grande do Sul ocorre neste sábado (2), das 9h às 17h, na Fundação Ecarta, em Porto Alegre. A atividade integra as atividades do Setembro Verde, alusivo a doação de órgãos, e vai abordar temas como comunicação de más notícias, importância do acolhimento familiar e como reverter a não autorização familiar.

Entre as palestrantes está a enfermeira e ex-coordenadora da Organização Nacional de Transplantes da Espanha (ONT) Carmen Segovia. Também participam as enfermeiras Neide Knihs, doutora em Ciências da Saúde e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Aline Pavei, pós-graduada em Enfermagem em doação e transplante de órgãos e Tecidos e enfermeira da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Santa Isabel de Blumenau (SC).

:: Brasil tem maior sistema público de transplantes do mundo, mas ainda enfrenta obstáculos ::

“Possibilitar que as equipes de profissionais que têm o papel de dialogar com as famílias possam trocar experiências, falar dos desafios de exercer este papel, criar um espaço de escuta é o objetivo central do encontro”, informa a coordenadora do projeto Cultura Doadora, Glaci Salusse Borges. A formação é presencial para 45 profissionais que já realizam esse trabalho em diferentes hospitais do estado com os palestrantes online. 

No Brasil, mais de 40% dos familiares de pacientes com morte encefálica não autoriza a doação de órgãos, mesmo com mais de 60 mil aguardando por transplante, sendo cerca de três mil no RS. Ampliar as autorizações das famílias é um dos grandes desafios para potencializar a doação.

Só podem doar múltiplos órgãos pacientes com morte encefálica, o que representa menos de 2% do total de óbitos. Um doador pode salvar até dez vidas.

Palestrante da Espanha, país que mais doa no mundo

“E não é culpa das famílias”, assegura a principal convidada da formação, Carmen Segovia. Conforme pontua a enfermeira espanhola, é fundamental humanizar a relação e a comunicação terapêutica.

“O principal objetivo não é obter a doação. É ajudar a família em luto, acolhê-la e respeitá-la. Trata-se de um tripé muito importante nessa relação: respeito, empatia e autenticidade. Quando crio esse vínculo, estou ajudando a família que inicia o luto. E, de maneira adequada, ofereço a possibilidade da doação”, destaca. “O problema está nos profissionais da saúde, que precisam aprender como transmitir as más notícias”, declarou em entrevista em uma das vezes que esteve no Brasil.


Carmen Segovia [e reconhecida pelo trabalho que asseguram à Espanha a posição de líder mundial em doadores de órgãos. / Foto: Divulgação

Para a especialista, que dará a formação online juntamente com as enfermeiras Neide Knihs e Aline Pavei, “a doação é o direito que temos de sermos generosos após a morte".

Carmen Segovia se notabilizou pelos resultados em seu país, reduzindo de 30 para 15% a não doação. A enfermeira assessora o cineasta Pedro Almodóvar, que a contratou para ser consultora em três filmes consagrados: “Tudo sobre minha mãe”, “Fale com ela” e “A flor do meu segredo”.

A Espanha é o país com maior número de doadores de órgãos do mundo em relação à quantidade de transplantes por milhão de habitantes, seguido por Bélgica, Malta, França, República Tcheca, Finlândia e Noruega.

:: População brasileira precisa tornar doação de sangue um hábito cotidiano, diz especialista ::

Santa Catarina e Paraná seguem o modelo espanhol e são os dois estados brasileiros com o maior índice de doadores. “A qualidade dessa abordagem de forma empática, sensível é a chave para transformar esse momento de dor em uma possibilidade de salvar muitas vidas”, confirma o coordenador da Central de Transplantes de Santa Catarina, Joel de Andrade, estado com a menor negativa, ficando na média de 25%.

Nos últimos anos, o estado vizinho tem enviado muitos órgãos captados para transplante ao RS, estado que já esteve em primeiro lugar em doações de órgãos até 2005 e agora ocupa a oitava posição.

Lista cresce e pacientes morrem aguardando

Todos os dias pacientes morrem na espera por uma doação. Só no primeiro trimestre deste ano faleceram 491 pacientes que aguardavam por um órgão no país, sendo 46 do RS, enquanto ingressaram em lista quase 10 mil pessoas.

A pandemia da covid-19 fez despencar o crescimento em doações verificado em 2019. Critérios ainda mais rígidos após o período, reduzem o potencial dos doadores. Conforme diretrizes do SUS, pessoas com diagnóstico de covid-19 com menos de 28 dias da regressão completa dos sintomas não podem doar.

A atividade é promovida pelo projeto Cultura Doadora da Fundação Ecarta e pela Organização de Procura de Órgãos, OPO1 da Santa Casa de Porto Alegre e dirigida a 45 profissionais da saúde que atuam nas Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts), Emergências e UTIs.A Fundação Ecarta mantém o projeto educacional Cultura Doadora há 10 anos.

A iniciativa é voltada a estimular a doação de órgãos, identificar os empecilhos e contribuir para o aprimoramento dos profissionais e serviços públicos envolvidos no processo entre a doação e o transplante. Já realizou cerca de 500 atividades no período, entre palestras, painéis, formações, reuniões, entre outras ações.


Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CONFLITO ISRAEL-IRÃ

Apesar de não aceitar armas nucleares do Irã, Israel pode ter mais de 90 bombas atômicas

CONFLITO IRÃ-ISRAEL

Ministro da Defesa de Israel ameaça matar líder supremo do Irã após ataque iraniano a hospital

RELATÓRIO DA RIQUEZA

Brasil é o país com mais milionários da América Latina e o mais desigual entre 56 países, diz relatório do banco suíço UBS

HISTÓRIA SE REPETE

Temendo especulação, moradores de Paraty (RJ) se unem para anular leilão de suas terras

Mobilização

Prisão de Cristina Kirchner pode reacender unidade no peronismo, avalia jornalista argentina

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.