ATENÇÃO

Desfile do 7 de Setembro em Brasília terá segurança reforçada e homenagem à democracia

Ministério da Justiça alertou Governo do Distrito Federal sobre vídeos com ameaças na internet

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Atentados criminosos contra prédios públicos registrados em janeiro ampliam atenção das forças de segurança para o 7 de Setembro - © Tom Molina / AFP

O Governo do Distrito Federal (GDF) montou um esquema de segurança reforçado para o desfile de 7 de Setembro, que acontece tradicionalmente na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Publicada em edição extra do Diário Oficial do DF, a criação de um Gabinete de Mobilização Institucional vai reunir diversos órgãos em uma força tarefa para monitorar o evento. O objetivo é garantir a ordem pública e evitar qualquer ato de violência, como os que tomaram a capital federal no dia 8 de janeiro.

Nesta semana o ministro da Justiça, Flávio Dino, enviou ao GDF vídeos publicados na internet que incentivam defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para irem às ruas de Brasília na data.

Os vídeos criticam o governo Lula e, especialmente, o Supremo Tribunal Federal e o ministro da corte Alexandre de Moraes. Nas legendas, eles afirmam, "7 de Setembro será gigantesco."

Em um delas, o líder da igreja Assembleia de Deus, Silas Malafaia, chama Moraes de "ditador de toga". Outro vídeo mostra a imagem de uma caveira sobreposta pela bandeira do Brasil e os dizeres "Fora Lula".

Armas, HDs roubados e obras destruídas: como ficaram os Três Poderes após ato criminoso?

Há também outro vídeo em que uma locutora, com voz suave e emulando emoção, fala sobre supostas condições das prisões dos golpistas envolvidas no 8 de janeiro. Ela compara às instalações a campos de concentração e é creditada como uma "vítima não identificada".

Na legenda, novamente, está a sugestão de que um movimento grandioso acontecerá no feriado da independência. O conteúdo também afirma, "A vitória final sempre será dos justos."

Em declarações à imprensa, a vice-governadora do DF e o ministro já afirmaram que o poder público está atento e que a expectativa é de que a festa ocorra sem percalços. De acordo com o decreto do GDF, a equipe de monitoramento incluirá as secretarias de Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística (DF LEGAL), Saúde e o Serviço de Limpeza Urbano (SLU/DF). 

Órgãos federais e instituições, como o Ministério da Justiça, o Ministério da Defesa e o Congresso Nacional foram convidados a participar da coordenação das atividades administrativas e de preservação da estabilidade institucional durante o evento.

Gonçalves Dias diz que PM do DF descumpriu plano de segurança no dia 8 de janeiro

Ainda nesta sexta-feira, cada entidade deve indicar representantes para integrar o gabinete. A primeira reunião do grupo está marcada para segunda-feira (4). As atividades terão duração de dez dias, começando em 1º de setembro de 2023, e um relatório deverá ser apresentado até 30 dias após o evento.

Neste ano, o tema do desfile de 7 de Setembro será Democracia, Soberania e União. O evento será dividido em quatro eixos, “Paz e Soberania”, “Saúde e Vacinação, Defesa da Amazônia e “Ciência e Tecnologia”.

A intenção é resgatar símbolos nacionais, cooptados pelo bolsonarismo, como a bandeira brasileira e o hino. O governo pretende desconectar a data de conflitos políticos e ideológicos. 

 

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho