futebol

Após novas revelações de agressão à ex, Antony é cortado da seleção

Desconvocação foi anunciada após publicação de 'prints' de conversas entre o jogador e a então namorada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Jogador é acusado de ter agredido a ex-namorada - Oli Scarff/AFP

O atacante Antony foi cortado nesta segunda-feira (4) da lista de jogadores que integram a seleção brasileira masculina de futebol para as primeiras partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A decisão foi anunciada depois que o portal UOL publicou prints de conversas que reforçam as denúncias de que o atleta teria agredido a ex-namorada dele, Gabriela Cavallin.

"Em função dos fatos que vieram a público nesta segunda-feira (04/09), envolvendo o atacante Antony, do Manchester United, e que precisam ser apurados, e a fim de preservar a suposta vítima, o jogador, a Seleção Brasileira e a CBF, a entidade informa que o atleta está desconvocado da Seleção Brasileira", disse a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em nota.

As denúncias já existiam desde o último mês de junho, quando Cavallin procurou a polícia. Ela contou, na época, que havia sido agredida pelo jogador por diversas vezes, no Brasil e no Reino Unido (onde ele joga) entre junho de 2022 e maio deste ano. Segundo a denúncia, em uma das agressões, ela sofreu cortes tão profundos em uma das mãos, causados por vidro quebrado, que ossos dos dedos chegaram a ficar expostos.

As informações foram publicadas nesta segunda pelo UOL foram obtidas junto à Polícia Civil de São Paulo, que investiga o caso. Cavallini denunciou o jogador também à polícia britânica. Em uma das conversas publicadas, Antony teria afirmado "tomara que vc [você] morra". Em outro diálogo, a moça, que estava grávida e sofreu aborto em julho, acusa o jogador de ter feito "de tudo" para que ela perdesse o bebê.

A publicação das conversas e imagens, nesta segunda-feira, deixou sem saída o treinador Fernando Diniz, que fará sua estreia no comando da seleção brasileira. Ele foi perguntado sobre o tema quando anunciou a convocação, no último dia 18, e disse que não via motivo para que Antony não estivesse na lista.

"É uma coisa ainda muito incipiente. Por ora, o que eu sei é isso, uma acusação. Eu vou parar por aí. Não vou ficar discorrendo sobre esse assunto porque é tudo muito pouco para falar agora", disse. "Todo mundo que comete alguma coisa errada tem que pagar por aquilo que comete. Mas a gente não tem que ficar levantando essas questões o tempo todo, só porque alguém levantou. Esperem os órgãos competentes apurarem esse tipo de coisa".

Diante da repercussão das denúncias publicadas pelo UOL, o atleta se manifestou sobre o caso em suas redes sociais nesta segunda-feira. Ele afirmou que está colaborando com as autoridades policiais e disse confiar que o andamento das investigações vai provar que é inocente.

"Posso afirmar com tranquilidade que as acusações são falsas, e que a prova já produzida e as demais que serão produzidas demonstram que sou inocente das acusações feitas. Minha relação com a Gabriela era tumultuada, com ofensas verbais de ambos os lados, mas jamais pratiquei qualquer agressão física", postou.

Antony é o segundo "desfalque" da seleção brasileira de Fernando Diniz devido a acusações de crimes. O meia Lucas Paquetá, do West Ham, ficou fora da convocação devido a uma investigação de que faria parte de um esquema de fraude em apostas esportivas. Ambos, Paquetá e Antony, estiveram no elenco que representou o Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Gabriel Jesus convocado

Para substituir Antony, o técnico Fernando Diniz convocou o atacante Gabriel Jesus, que joga no Arsenal, da Inglaterra. O time brasileiro joga nesta sexta-feira (8), contra a Bolívia, em Belém (PA); quatro dias depois enfrenta a seleção do Peru, em Lima.

Edição: Rodrigo Durão Coelho