Centro Pra Quem?

Artigo | Com ameaças de privatizações, defender o Direito à Cidade é vital para Brasília

"É crucial que tais intervenções sejam pensadas de forma participativa, com envolvimento da sociedade"

No audio source provided.

Em meio às discussões que surgem sobre as concessões da Rodoviária do Plano Piloto, da Galeria dos Estados e dos bolsões de estacionamento do CONIC e Conjunto Nacional, vale a pena trazer à tona a visão do urbanista Lúcio Costa e as reflexões sobre o Direito à Cidade.

O debate sobre a função da cidade e a relação entre espaço público e privado é vital para o futuro de Brasília e para a qualidade de vida de seus cidadãos.

Lúcio Costa, urbanista responsável pelo traçado da cidade em forma de avião, tinha uma concepção de cidade que transcendia meros arranjos de edificações e vias. Seu plano visava criar espaços de convivência, troca e integração. Em sua visão, a cidade deveria ser mais do que um amontoado de construções: ela deveria ser um espaço de vivência e pertencimento.

O conceito de "Direito à Cidade", cunhado por Henri Lefebvre, reflete sobre o acesso dos cidadãos ao espaço urbano e a todas as possibilidades que ele oferece. É uma defesa do espaço público como lugar de expressão, cultura, convivência e, acima de tudo, democracia.

A concessão destes espaços, sobretudo para a iniciativa privada, pode representar uma perda significativa no acesso democrático e na utilização plena da cidade. O risco é que a lógica do lucro suplante a função social, cultural e de convivência que tais espaços representam.

:: Organizações lançam manifesto contra privatização das áreas centrais de Brasília ::

A Galeria dos Estados, por exemplo, já é palco de diversas manifestações culturais, artísticas e sociais. Transformá-lo, através de uma lógica estritamente comercial, pode apagar essa história e silenciar vozes que encontram ali seu lugar de expressão. Da mesma forma, a Rodoviária, um patrimônio histórico, corre o risco de perder sua identidade e função social.

É claro que a manutenção e revitalização destes espaços são necessárias. No entanto, é crucial que tais intervenções sejam pensadas de forma participativa, com envolvimento da sociedade civil, artistas, comerciantes e todos aqueles que fazem da cidade o que ela é.

Outros modelos, que não sejam os privados, devem ser considerados. Modelos de governança colaborativos e participativos, precisam ser estudados e considerados.

A cidade é, em última análise, um reflexo da sociedade que a habita. Ela deve ser modelada de acordo com as necessidades, desejos e sonhos de seus habitantes, e não apenas de acordo com os interesses financeiros de uma minoria.

Em tempos de crescente privatização do espaço urbano, é vital defender o Direito à Cidade. Que Brasília, cidade símbolo do país, possa ser um exemplo de resistência e reafirmação da interação e da coletividade, garantindo uma cidade viva, participativa e verdadeiramente democrática.

*Rafael Reis é gestor em Políticas Públicas e coordenador-geral do Instituto Cultural e Social No Setor.

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato – DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino

|

Newsletter