ASSISTA

Entenda a proposta de licença parental de 180 dias no Bem Viver na TV

Além de aumentar o prazo com bebês, crianças ou adolescentes, a proposta considera as configurações familiares no país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver traz uma conversa com o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) sobre licença de 180 dias para mães, pais e diversas configurações familiares - Agência Brasil

A licença parental remunerada de 180 dias às mães, pais e a todas as pessoas em vínculo socioafetivo para os cuidados necessários com a chegada de um bebê, criança ou adolescente em grupos familiares é a proposta do Projeto de Lei 1974/21, dos deputados Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ).

Bem Viver, programa do Brasil de Fato, traz no quadro Entrevista desta semana o deputado federal para falar mais sobre o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.

Confira o programa:

Veja também: Bem Viver na TV traz a luta dos streamings independentes brasileiros para garantir a diversidade nas telas

Atualmente, a licença-maternidade prevê 120 dias para as mães e cinco dias para os pais, tempo considerado insuficiente. A proposta de Sâmia e Glauber considera, ainda, a existência de uma grande diversidade de configurações familiares. 

"[O projeto] trata de vários arranjos familiares. Podemos falar de um pai e de uma mãe, podemos falar de uma avó com uma neta, sua filha e a neta que está nascendo, que tenham responsabilidade legal de cuidado com aquela criança. Podemos falar de dois pais, de duas mães.  É a garantia de 180 dias com os cuidados que são fundamentais", explica Glauber Braga.  

:: Bem Viver na TV debate redução do desmatamento na Amazônia ::

O direito parental prevê os 180 para cada pessoa de referência da criança ou do adolescente, limitada ao máximo de duas pessoas. Outra alteração prevista é a possibilidade da gestante iniciar a licença parental antes do parto.

"Os exemplos internacionais que garantiram licença parental dão a demonstração concreta de que a sociedade como um todo só tem a ganhar", defendeu o parlamentar ao dizer que os argumentos do texto baixar a produtividade do trabalho não se sustentam. 

:: Casa Escrevivência: escritora Conceição Evaristo inaugura projeto no Rio de Janeiro ::

"Porque se você tem uma pessoa da família, seja um pai, uma mãe ou outra pessoa com dever de cuidado, na atividade laboral, mas sem conseguir estar feliz com aquela atividade, ou sem conseguir minimamente dar conta, porque a sua cabeça está voltada para um cuidado que não está sendo realizado junto ao seu filho, à sua criança, não tem trabalho que possa ser realizado de maneira tranquila ou serena, em uma condição que é de abuso contra essa família e de descuidado com essa criança. Então é o contrário disso", ressalta ao destacar que o nível de satisfação de trabalhadores e trabalhadoras em países que adotaram a licença parental aumentou. 

E tem mais...

Conheça o Manual "Agrofloresta em Quadrinhos", que mostra as vivências e conhecimentos da agroecologia de uma forma didática.

No Comida de Verdade, vamos aprender mais uma receita típica da Venezuela com a chef da Gastronomia Periférica, Gema Soto: o toston.

O Mosaico Cultural: livro apresenta o culto à sociedade espiritual de Egbé Orun, uma crença ancestral africana que resiste no Brasil há mais de 200 anos.

E direto de Recife (PE), o Coletivo Abayomi Juristas Negras dá um salve sobre a luta para valorização das mulheres negras do direito.

Quando e onde assistir

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Thalita Pires