SOCORRO

Onda de calor pode elevar temperaturas para acima dos 40 °C em diversas partes do país nesta semana

Serviços de meteorologia apontam possibilidade de recorde nas temperaturas máximas registradas em algumas localidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Temperaturas poderão passar dos 40 graus em diversas partes do país nesta semana - Fernando Frazão/Agência Brasil

Esta, que é a última semana do inverno, será de altas temperaturas na maior parte do Brasil. Uma onda de calor causada por uma massa de ar quente poderá levar a temperatura para cima dos 40 °C. Serviços de meteorologia não descartam que haja casos de temperaturas máximas já registradas não só para o mês de setembro como em qualquer momento em algumas localidades.

De acordo com a MetSul, há potencial para quebra de recordes de temperatura em todas as cinco regiões do país. As temperaturas mais altas deverão ser registradas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, estados onde a maioria das cidades devem ter os termômetros mostrando 40 °C ou mais. Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins também devem ter calor extremo.

A cidade de São Paulo, por exemplo, é um dos locais onde há possibilidade de registro de temperatura recorde. Desde o início das medições, em 1943, o máximo já aferido na cidade foi 37,8 ºC, em 17 de outubro de 2014. Várias cidades do interior do estado também poderão ter dias de temperaturas históricas.

Leia mais: Brasil teve julho mais quente dos últimos 62 anos

Segundo a MetSul, a massa de ar que vai cobrir o país é considerada "extremamente quente". As temperaturas começarão a subir já no início da semana no Centro-Oeste e no Sudeste. No meio da semana, a massa de ar será reforçada e vai aumentar as ocorrências de temperaturas atipicamente elevadas para esta época do ano. O inverno termina na madrugada de sábado (23). 

"Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades. Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo", alertou a Metsul. 

Segundo o Climatempo, só o Rio Grande do Sul deve ficar fora da onda de calor esperada. Também há um alerta para queda da umidade do ar, que pode chegar a níveis de alerta, especialmente no Nordeste. Com isso, a recomendação é para que a população de todos os outros estados tenham atenção, evitando práticas de exercícios ao ar livre nas horas mais quentes do dia, reforçando a hidratação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho