Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

POVOS ORIGINÁRIOS

Xeramoi Silveira, liderança espiritual do povo Mbya Guarani, morre aos 108

Ancião faleceu na manhã de sábado (16), no Espírito Santo, onde residia com sua esposa, filho, netos e bisnetos

18.set.2023 às 16h27
Porto Alegre (RS)
Roberto Liebgott

Adolfo Silveira, 108 anos de idade, é uma importante liderança espiritual do povo Mbya Guarani - Foto: Povo Mbya Guarani

Liderança espiritual do povo Mbya Guarani, Xeramoi Adolfo Silveira morre aos 108. Seu Adolfo, como era conhecido, faleceu na manhã do último sábado (16), no Espírito Santo, onde residia com sua esposa, Dona Angelina, filho, netos, netas e bisnetos.

Ele tinha 108 anos, foi uma vida longa doada por Ñhanderu a esse grande homem, de uma generosidade inigualável.

Era o ser humano da reciprocidade. Tudo ele partilhava e compartilhava. Carinhoso, zelava pela cultura Mbya. Mas, em relação a ela, era radical. As regras culturais deveriam ser adotadas e vividas. E com rigor nunca as relativiza e nem abria mão delas.

:: Povos indígenas existem e resistem no Brasil ::

Amava a terra, cultiva-la era sua predileção. Um homem das madrugadas. Acordava e rezava, mas antes de amanhecer o dia, depois do mate aquecido pelo fogo de chão, seguia com a enxada na mão para lidar e cuidar da roça. Sempre diversa, nela tinha de tudo – banana, milho, feijão, amendoins, abóboras, melancia, mandioca – de variadas qualidades – batata doce, cana de açúcar, fumo e as ervas para servir com o chimarrão.

Junto a ele a Dona Angelina, inseparável companheira, mulher linda, cuidadosa, gentil e de sorriso acolhedor. Eles dois estavam sempre acompanhados dos netos, que eram filhos, tratados e amados como tais.

:: Do Dia do Índio ao Dia dos Povos Indígenas: o que mudou em 80 anos desde a criação da data ::

Ao redor os bichinhos, cachorros, gatos, galinhas, patos e não raras vezes bugios e quatis.

Lembro dele com saudades. Foi quem, junto com Seu Turibio Gomes, já falecido, e Dona Laurinda, atualmente com cem anos de idade, ocuparam e retomaram a luta pela demarcação da Terra Itapuã, Tokoa Pindó Mirim, em Viamão.

Depois seguiu seu constante caminhar, residindo em Varzinha, Torres, Canelinha – Santa Catarina – e retornou ao Espírito Santo.

Escrevi um artigo – no ano de 2011 – sobre as formas de organizações criadas pelos Mbya Guarani para enfrentarem os desafios das lutas pela terra e políticas públicas. Eu cito, logo no início do texto, uma fala de seu Adolfo. Na época ele vivia na terra de Varzinha, litoral do Rio Grande do Sul. Me dizia ele:

"Nós, os Guarani, conhecemos a natureza. Sabemos como cuidar dela. Eu, quando vou dormir, rezo pra Ñanderu. Quando acordo, tomo o chimarrão e converso com Ñhanderu e depois vou trabalhar na minha roça. Assim eu vivo e cuido de minha família. E quando vou para as reuniões quero que as nossas questões sejam resolvidas. Quero uma terra boa, uma tekoha onde a gente consegue viver bem, plantar, criar nossos bichinhos, andar no mato. Nas reuniões os Karaí têm que estar juntos com a rapaziada. Se não tiver Karaí na reunião elas não tem valor".

Com esta manifestação, Seu Adolfo expunha algumas das estratégias de articulação e mobilização desenvolvidas por lideranças e comunidades Guarani no estado do Rio Grande do Sul, especialmente aquelas localizadas na região metropolitana de Porto Alegre e no seu entorno. Na fala de seu Adolfo condensavam-se alguns princípios das lutas do povo Guarani: o entrelaçamento entre a dimensão política e espiritual, a centralidade da terra, como espaço de produção da pessoa e de um modo de viver – O Teko; as lutas no cenário político (em forma de reuniões, mobilizações, marchas etc.) como estratégias que visam assegurar esse lugar de viver e de realizar plenamente o modo de ser Guarani e a participação dos mais velhos, os Karaí e as Kunhã Karai, acompanhando, aconselhando, dando a direção aos mais jovens.

Seu Adolfo foi para Ñhandeuru, deixa-nos boas lições de vida, deixa-nos boas memórias, deixa-nos ancestralidade e vida a ser compartilhada.

Que Ñhandeuru o abrace no acolhimento da plenitude de sua imortalidade, na Terra Sem Mal.

* Roberto Liebgott é coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) da Região Sul do Brasil

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Retaliação russa

Rússia mantém retaliação contra Ucrânia com grande ataque aéreo

Educação

“Ratinho Junior é diretamente responsável por adoecimentos na educação”, afirmam deputados em Audiência

LUTA FEMINISTA

Congresso da UBM-RS defende radicalização da democracia como caminho para a emancipação das mulheres

MC não é bandido

A criminalização de MC Poze e a longa história de silenciamento da arte negra no Brasil

Flotilha Liberdade

Ataque israelense a navio com alimentos reforça uso da fome como arma de guerra, afirma Fepal

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.