RÁDIO

Sistemas agroflorestais são alternativas para preservação das árvores

Segundo relatório do MapBiomas, o desmatamento no Brasil cresceu 22,3% em 2022

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Práticas de reflorestamento podem ser realizadas em diversos biomas brasileiros. - Foto: Manuela Cavadas/ASA Brasil

Na data do 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore. O calendário foi escolhido por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul e em cada lugar do mundo tem uma motivação diferente, mas todas com o objetivo principal de conscientizar sobre a preservação das florestas.

Pensando no assunto, o Prosa e Fato traz o tema dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) e reflorestamento. Os convidados são o agricultor, Vilmar Luiz Lermen, que também é presidente da Agrodoia, associação de Agricultores Familiares e Extrativistas da Chapada do Araripe, no município do Exu (PE), no sertão pernambucano, e o educador e agrofloresteiro Namastê Messerschmidt.

Segundo relatório anual produzido pelo MapBiomas, o desmatamento no Brasil cresceu 22,3% em 2022 comparado com o ano anterior e atingiu 2,05 milhões de hectares. A Floresta Amazônica e o Cerrado foram biomas mais afetados, mas a situação da Caatinga também é preocupante. Os dados apontam que, a cada segundo, cerca de 21 árvores foram derrubadas na Floresta Amazônica.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. Você também pode ouvir o programa dando play no áudio aqui da matéria.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Helena Dias