Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Geral

JORNALISMO

Editora do Brasil de Fato DF recebe Troféu Mulher Imprensa: ‘Reconhecimento necessário’

Flávia Quirino destacou a importância do trabalho jornalístico fora do eixo Rio-SP

29.set.2023 às 00h29
São Paulo (SP)
Redação

Quirino coordena a redação regional do Brasil de Fato no Distrito Federal há dois anos - Reprodução

A editora da regional do Brasil de Fato no Distrito Federal, Flávia Quirino, recebeu nesta quinta-feira (28) o Troféu Mulher Imprensa, um dos mais prestigiados prêmios do jornalismo brasileiro, na categoria Regionalidade: Centro-Oeste.

"Muito obrigada ao Troféu Mulher Imprensa por essa iniciativa que valoriza o trabalho de todas nós e por proporcionar esse reconhecimento tão necessário para a visibilidade de profissionais da imprensa brasileira que fazem jornalismo a partir de estados fora do eixo Rio-São Paulo", disse Quirino ao receber o prêmio, em uma cerimônia na capital paulista.


Quirino: "Muito orgulho de compor esse time de editoras regionais do Brasil de Fato" / Reprodução

Flávia Quirino nasceu no Maranhão e estudou jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), estado onde a jornalista iniciou sua militância política e sua atuação profissional.

"Eu sou maranhense, formada na Universidade Federal do Tocantins, estado onde tenho muito orgulho de ter iniciado minha profissão e militância social e política. A minha família materna é formada por mulheres que são sua base e esteio, uma família de mulheres fortes, aguerridas. Em 2002, eu fui a primeira pessoa da minha família a entrar numa universidade, universidade pública, e dedico esse prêmio primeiro a essas mulheres", disse. 

Há dois anos coordenando a redação regional do Brasil de Fato no Distrito Federal, Quirino dedicou o prêmio a "todas as lutadoras e lutadores do DF". "O Distrito Federal respira e inspira luta e resistência, e esse é um dos nossos compromissos: denunciar as injustiças anunciar as lutas."

"Por fim, dedico esse prêmio a todas as pessoas que fazem comunicação popular nesse país e que especialmente nesses últimos anos, em que enfrentamos tantas adversidades, resistiram e continuam resistindo na tarefa árdua de fazer jornalismo, com poucos recursos e apoio, mostrando no dia a dia que a democratização dos meios de comunicação é demanda urgente e necessária para uma democracia plena", defendeu.

Duas mulheres indígenas entre as vencedoras

A atual edição do Troféu Mulher Imprensa premiou duas comunicadoras indígenas pela primeira vez na história da premiação.

Luciene Kaxinawá, primeira jornalista indígena da TV brasileira, ganhou na categoria “Regionalidade: Norte”. Luciene nasceu em Rondônia, é indígena do povo Huni Kuin, também conhecido como Kaxinawá, que vive em territórios localizados entre a fronteira do Brasil com Peru. Ela exerce a profissão de jornalista desde 2014 na região Norte, formou-se em 2019 e atualmente é editora e apresentadora do Canal Futura.

Já Elizângela Baré, apresentadora da Rádio Sumaúma, recebeu o troféu na categoria “Programa de Podcast de Jornalismo”. Elizângela é a primeira indígena a fazer mestrado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP), com bolsa da Fapesp. Ela é uma liderança na Terra Indígena Cué-Cué/Marabitanas, no Alto rio Negro, Amazonas. O podcast, iniciado em setembro de 2022, é uma parceria da Rede Wayuri com Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo e produzido quinzenalmente pela produtora Vem de Áudio.

Conheça todas as vencedoras:

Joyce Ribeiro (TV Cultura)
Sheila Magalhães (Rádio BandNews)
Nayara Felizardo (The Intercept Brasil)
Cecília Olliveira (Fogo Cruzado)
Flávia Oliveira (Globo News)
Juliana Oliveira (Oliver Press)
Helena Bertho (Nubank)
Lais Vita (Governo de SP)
Por Elas, Por Nós (Equipe Azmina)
Rádio Sumaúma (Elizângela Baré)
Flávia Quirino (Brasil de Fato)
Raíssa França (Eufemea)
Luciene Kaxinawá (Canal Futura)
Etiene Pereira Martins (Estado de Minas)
Rosiane Correia de Freitas (Plural)

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTIGO DE OPINIÃO

Os desafios da esquerda diante da  ‘extrema direita soft’

DIÁLOGO

Kremlin reafirma vontade de retomar negociações com Ucrânia ‘sem pré-condições’

POR CESSAR-FOGO

Hamas liberta prisioneiro às vésperas de giro de Trump pelo Oriente Médio, que não inclui Israel

BOLETIM FOCUS

Bancos projetam que Copom não eleve mais taxa Selic em 2025

DEBATES E CELEBRAÇÃO

Festa dos 207 anos de Marx reúne Marilena Chaui, Erika Hilton e MST neste sábado (17) em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.