e agora, tarcísio?

Em dia de greve contra privatização em SP, linha de trem operada pela ViaMobilidade tem pane e circulação interrompida

Mais cedo, governador disse que linhas privatizadas não estavam 'deixando o cidadão na mão'

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Fumaça é vista sobre trem após 'estalos' na rede elétrica nesta terça (3) - Reprodução

Durou poucas horas o argumento do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para desqualificar a greve dos trabalhadores do sistema de trens e do metrô de São Paulo nesta terça-feira (3). Um trem da Linha 9-Esmeralda, operado pela empresa privada ViaMobilidade, teve uma pane elétrica no início da tarde e causou a interrupção dos serviços da linha.

Continua após publicidade

Pela manhã, ao falar à imprensa sobre a mobilização dos trabalhadores, Tarcísio indagou: "Quais são [as linhas] que estão em funcionamento hoje? As que foram transferidas para a iniciativa privada. Essas linhas não estão deixando o cidadão na mão".

Continua após publicidade

Os cidadãos, porém, ficaram na mão em mais uma da série de falhas que vem sendo registrada desde a concessão de linhas dos trens de passageiros à iniciativa privada.

Continua após publicidade

O incidente aconteceu perto da estação da Vila Olímpia, na Zona Oeste da capital paulista. A linha 9 liga a estação Mendes-Vila Natal, no bairro do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, a Osasco. Por volta das 14h50 desta terça, o site da ViaMobilidade informava que "devido à falha no sistema elétrico, a circulação de trens da Linha 9 - Esmeralda, está paralisada entre as estações Morumbi e Osasco".

Continua após publicidade

Vídeos gravados em prédios próximos à estação e divulgados nas redes sociais mostraram o momento em que o problema foi registrado. Foi possível ver faíscas na rede elétrica aérea durante a passagem do trem, que deixou ainda um rastro de fumaça.

Após a pane, o trem parou de circular, o que causou a interrupção da circulação em toda a rede. Imagens gravadas pelos passageiros mostram que algumas pessoas desceram da composição entre as estações, com auxílio uns dos outros.


Passageiros tiveram de descer do trem fora das estações após pane elétrica / Reprodução

A ViaMobilidade informou ainda que foi acionada a Operação Paese (sigla para Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). Ônibus da SPTrans foram deslocados para fazer o transporte emergencial dos passageiros enquanto a linha estava com operação parcial.

Edição: Thalita Pires