RÁDIO

Desafios enfrentados pela população idosa e as políticas públicas na área; ouça no Prosa e Fato

Em 2060, uma a cada quatro pessoas no Brasil terá mais de 65 anos; brasileiro ganhou 2,4 anos de vida na última década

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003) foi aprovado há 20 anos - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A população do Brasil está vivendo mais. Na última década, os brasileiros ganharam 2,4 anos de vida, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, segundo outra projeção do instituto, em 2060, 1 a cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos correspondendo a 25,5% da população.

:: Solidão aumenta risco de depressão na terceira idade ::

Para falar sobre a ideia de envelhecimento e formas de lidar com essa fase da vida, o programa Prosa e Fato convidou a mestre em avalição em saúde e especialista em psicologia hospitalar, a psicóloga Mireilly Moura, e também o coordenador da Gerência de Saúde da Pessoa Idosa de Pernambuco, Allison Anjos, para conversar sobre a garantia dos direitos das pessoas idosas.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) foi aprovado há 20 anos e é um instrumento fundamental para a sociedade, mas o envelhecer no Brasil é um desafio, pois faltam políticas públicas voltadas para a qualidade de vida dessa população crescente.

:: Estatuto da Pessoa Idosa faz 20 anos, mas população de Minas ainda sofre com desassistência ::

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. Você também pode ouvir o programa dando play no áudio aqui da matéria.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Helena Dias