AVANÇO

Governo do DF cede e negocia com trabalhadores em greve da educação e administração pública

Parados desde o dia 19 de setembro, servidores das escolas públicas esperam por proposta do Executivo

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
Servidores de Políticas Públicas e Gestão Educacional cobram isonomia com a carreira do magistério - Eurico Eduardo/Agência CLDF

Após semanas desde o início da greve dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria da Políticas Públicas e de Gestão Educacional (PPGE), iniciada em 19 de setembro, o governo do Distrito Federal (GDF) cedeu e realizou a primeira reunião com os representantes do movimento nesta sexta-feira (6). Há previsão de novo encontro na próxima semana.

A reunião de representantes da Comissão de Negociação dos servidores ocorreu com o Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o Secretário de Planejamento do DF, Ney Ferraz. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) o principal tema tratado no encontro foi aprofundamento das discussões orçamentárias. 

“A nossa tentativa era a possibilidade abrir um canal de negociação. A reunião foi muito positiva, teve vários deputados presentes que nos ajudaram muito e a mesa de negociação foi instalada”, afirmou o secretário-geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, que participou da reunião como um dos membros da Comissão de Negociação. Segundo ele, na próxima terça-feira (10) haverá outra reunião da Comissão com representantes  do GDF. 

O secretário-geral do SAE-DF aguarda que na próxima terça-feira o governo apresente uma proposta que será discutida pelos servidores. “Se o governo apresentar uma proposta nós estaremos chamando em seguida uma assembleia geral para discutir se nós vamos ou não continuar na greve ou acatar a proposta”, antecipou Denivaldo Alves.

O reajustar o valor da GIC [Gratificação de Incentivo à Carreira] e a isonomia em relação à carreira do magistério são as principais reivindicações do servidores em greve.

Secretaria de Educação

Ao ser questionada sobre os impactos da greve, a Secretaria de Educação do DF informou que “adota todas as providências pertinentes em relação ao movimento grevista dos servidores da Carreira de Assistência à Educação”. A pasta ressaltou que já foi determinado judicialmente o imediato retorno às atividades de 50% do contingente de servidores das para as específicas atividades realizadas em todas as unidades. 

O Brasil de Fato DF também entrou em contato com a Casa Civil e a Secretaria de Planejamento para comentar a reunião, mas até o fechamento desta matéria as pastas não haviam respondido.

 

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva