ALIMENTAÇÃO

Situação de restaurantes populares do estado do Rio é tema de audiência pública na Alerj

Atualmente o estado do Rio tem 11 restaurantes populares funcionando e muitos não oferecem jantar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A audiência tratará também sobre a possibilidade de criação de cozinhas comunitárias - Foto: Marco Antônio Rezende / Prefeitura do Rio

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza, na tarde desta sexta-feira (20), uma audiência pública sobre a situação dos restaurantes populares no estado

De acordo com levantamento da Comissão de Segurança Alimentar, presidida pela deputada Marina do MST (PT), o estado do Rio de Janeiro tem 11 restaurantes populares funcionando e muitos não oferecem jantar e fecham as portas nos finais de semana. 

“Em 2016, o estado tinha 16 restaurantes populares que ofereciam cerca de 37 mil refeições por dia. Entre 2016 e 2018, nove foram fechado por dívidas do estado a prestadores de serviços. Hoje o programa funciona em 11 unidades e o governador [Cláudio Castro] falou em 26 restaurantes até 2025, só que não estamos vendo nada neste sentido”, explicou Marina do MST.

:: Projeto Cozinha Solidária, do MTST e do MUCA, começa a funcionar no Rio nesta sexta (26) ::

Acompanhe a audiência pública no vídeo a seguir:

Além da discussão sobre como ampliar os restaurantes populares e entender o funcionamento da sua atual gestão, a audiência abordará as possibilidades de ampliação das cozinhas comunitárias.

"Nesta semana, o governo federal anunciou apoio de R$ 40 milhões para cozinhas comunitárias. E aqui no Rio não há nada", destacou a parlamentar. 

A audiência pública desta sexta-feira é uma realização conjunta da Comissão de Segurança Alimentar com a Comissão do Cumpra-se, presidida pelo deputado Carlos Minc (PSB).

Promessas

Em agosto, o governo do estado reinaugurou o Restaurante do Povo Hebert de Souza, na Central do Brasil, no centro da capital fluminense. Segundo o poder executivo, serão entregues ainda esse ano, as unidades de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense, Barra Mansa, no sul do estado, e Madureira, na capital.

O governo também divulgou que o Restaurante do Méier já entrou na fase de obras e será entregue até o início do próximo ano.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister