Faixa de Gaza

Apenas 20 caminhões chegam em Gaza na primeira abertura da fronteira com Egito para ajuda humanitária

Passagem foi realizada nesta manhã e não deve ser a única, segundo a ONU; Israel não autorizou envio de combustíveis

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Comboio humanitário chega à Faixa de Gaza
Comboio humanitário chega à Faixa de Gaza - Mohammed ABED / AFP

A fronteira entre Egito e a Faixa de Gaza foi aberta na manhã deste sábado para o envio de caminhões de ajuda humanitária pela primeira vez desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro. Apesar disso, somente 20 dos cerca de 100 caminhões com mantimentos conseguiram passar pela fronteira, quantidade considerada insuficiente para atender à crise humanitária vivida pela população em Gaza.

Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths afirmou que este comboio não deve ser o último e que a passagem só foi possível após dias de "negociações profundas com todas as partes". 

"Saudamos o anúncio de hoje de que um comboio de ajuda humanitária entrou em Gaza, o primeiro desde o início das hostilidades em 7 de outubro. O comboio de 20 caminhões inclui suprimentos vitais fornecidos pela Cruz Vermelha egípcia e pela ONU, que foram aprovados para cruzar e serem recebidos pela Cruz Vermelha Palestina, com o apoio da ONU", começa a mensagem oficial de Griffiths. 

"A entrega segue-se a dias de negociações profundas e intensas com todas as partes relevantes para garantir que a operação de ajuda a Gaza fosse retomada o mais rapidamente possível e com condições adequadas", segue o chefe humanitário da ONU, antes de dizer que está "confiante" que esse comboio será o começo "de um esforço sustentável para fornecer suprimentos essenciais, incluindo alimentos, água, medicamentos e combustível, ao povo de Gaza, de uma forma segura, confiável, incondicional e sem impedimentos". 

O envio de mantimentos ocorre em meio ao acirramento das tensões no Oriente Médio após o bombardeiro de um hospital em Gaza que deixou centenas de mortos e feridos e levou a protestos em vários países da região. Até mesmo nos Estados Unidos foi registrado um protesto de um grupo de judeus que invadiu o Capitólio nesta quinta-feira (19) para pedir um cessar-fogo na Faixa de Gaza. 

A agência britânica BBC registrou  que houve comemorações das pessoas que estão na fronteira entre Gaza e Egito. De acordo com a agência, a passagem dos caminhões foi realizada por volta de 4h30 do horário de Brasília e autorizada por Israel, desde que eles não levassem combustíveis. Estão sendo enviados para a população palestina remédios e alimentos que são transferidos para caminhões menores ao chegar à cidade de Gaza para serem distribuídos pela Faixa de Gaza, área que está sitiada por Israel. A agência registrou ainda que pelo menos um dos caminhões que atravessou a fronteira estaria carregando caixões. 

Nas duas semanas desde que o Hamas lançou seu ataque a Israel, matando mais de 1,4 mil pessoas, autoridades palestinas dizem que mais de 4 mil morreram em Gaza, entre elas 1,5 mil crianças. De acordo com informe divulgado pela ONU nesta semana, palestinos estariam sendo enterrados em valas coletivas em Gaza.

Edição: Thalita Pires