GUERRA

Falta de combustível coloca em risco a vida de 120 bebês em Gaza, alerta Unicef

A falta de eletricidade é a grande preocupação das unidades de saúde

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Fumaça na cidade de Gaza durante ataques aéreos israelenses em 9 de outubro - MAHMUD HAMS / AFP

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmou, neste domingo (22), que a falta de combustível tem colocado em risco a vida de 120 bebês na Faixa de Gaza. Os combustíveis são usados para abastecer os geradores de energia elétrica dos hospitais.

Diante do cerco imposto pelas forças israelenses, os hospitais em Gaza estão sofrendo com escassez de medicamentos, água e combustíveis. "Há atualmente 120 recém-nascidos em incubadoras, 70 deles em ventilação mecânica e, claro, estamos muito preocupados", disse o porta-voz da Unicef, Jonathan Crickx, segundo o portal G1.

As unidades que são especializadas em tratamento de bebês prematuros têm se preocupado com a escassez de combustíveis e eletricidade.

Neste final semana, os primeiros caminhões do comboio humanitário começaram a ingressar em Gaza, com carregamentos de água, medicamentos, alimentos e suprimentos de primeiro-socorro.

Neste domingo, foi anunciada uma segunda leva do comboio, mas a Organização das Nações Unidas afirmou que os caminhões não atravessaram a fronteira e permanecem em território egípcio.

Edição: Nicolau Soares