Eleição

Por derrota de Javier Milei, fãs de BTS e Taylor Swift se unem na Argentina

"Precisamos estar do lado certo da História", dizem entusiastas da cantora americana

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
“Candidatos do Liberdade Avança descreveram as mortes, torturas e desaparecimentos forçados cometidos durante a ditadura como ‘excessos", lamentam os fãs - Luis ROBAYO / AFP

Uma inóspita aliança surgiu na Argentina, contra a candidatura de Javier Milei e sua companheira de chapa, Victoria Villaruel, do Liberdade Avança. Os fãs da banda BTS, maior nome do K-Pop, e da cantora americana Taylor Swift querem a derrota da extrema-direita no pleito do próximo dia 19 de novembro.

Para os fãs de Swift, Milei ofende valores que são defendidos pela cantora em sua obra e isso os colocaria em posição antagônica ao líder da extrema-direita argentina, que disputará o segundo turno das eleições contra o peronista Sérgio Massa.

“Candidatos do Liberdade Avança descreveram as mortes, torturas e desaparecimentos forçados cometidos durante a ditadura como ‘excessos’; acreditam que a igualdade no casamento é desnecessária, afirmam que o feminismo é uma mentira, que não há diferença salarial de gênero e estão considerando a legalização do comércio de órgãos”, publicou uma página de fãs de Swift no X, antigo Twitter. “Como Taylor diz, precisamos estar do lado certo da História”, encerra a postagem.

:: Peronismo desperta e detém avanço da onda ultraliberal na Argentina ::

Para desespero dos entusiastas da chapa da extrema-direita argentina, Villaruel provocou o grupo BTS em 2020, no X. Na época, a vice na chapa de Milei afirmou que a sigla do grupo parecia “uma doença sexualmente transmitida.”

Fãs do BTS, grupo organizado que provoca enormes mobilizações nas redes sociais, reagiram à descoberta das publicações antigas. “Repudiamos as declarações de ódio e xenofobia em relação à imagem do BTS proferidas pela candidata Victoria Villarruel”, publicou a conta BTS Argentina. “Esperamos as desculpas correspondentes.”

Edição: Leandro Melito