está chegando a hora

Enem 2023: saiba como imprimir o cartão de inscrição para levar ao local de prova

Embora não seja obrigatório, é recomendado que o estudante leve o documento impresso

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Primeiro dia de provas do Enem 2023 é neste domingo, 5 de novembro - Elza Fiuza/Agência Brasil

Nos dois próximos domingos (5 e 12 de novembro), quase quatro milhões de estudantes em todo o Brasil vão realizar as provas da edição 2023 do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Os locais de prova foram divulgados no último dia 24 de outubro e, embora não seja obrigatório, é recomendável imprimir o Cartão de Confirmação para levar nos dias dos exames. Saiba como fazer.

O Cartão de Confirmação tem informações como o número de inscrição, as datas, horários e locais de provas e informações sobre atendimento especializado e/ou nome social, se for o caso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, disponibiliza o documento na Página do Participante, no site oficial . Acesse a Página do Participante clicando aqui.

:: Conheça como são preparadas e distribuídas as provas do Enem ::

Após acessar, o inscrito deve clicar no botão "Página do Participante – Entrar com gov.br". Na sequência é preciso fornecer os dados da conta gov.br – número do CPF e a senha – e clicar no botão "Continuar" para ter acesso a todas as informações disponibilizadas.

Depois de realizar o login, é preciso clicar em "Local de Prova", que aparece do lado esquerdo da tela, ao lado da figura de um boneco que representa o assistente virtual do sistema do Inep.

.
Botão "Local de Prova" é exibido ao lado de boneco do assistente virtual do sistema / Reprodução/Inep

Após o clique, serão apresentadas novas informações na tela principal, incluindo um novo botão com a expressão "LOCAL DE PROVA". É necessário clicar nesse botão para que o Cartão de Confirmação seja exibido, com o modelo abaixo: 

.
Modelo do Cartão de Confirmação do Enem 2023: é recomendável que o candidato imprima uma cópia e leve consigo ao local de prova / Reprodução/Inep

Quem tiver problemas ou dúvidas pode entrar em contato com o Inep por telefone. O número é 0800-616161. A central de atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 20h.

Edição: Nicolau Soares