Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

Esequibo

Venezuela inicia campanha de referendo para reivindicar território em disputa com Guiana

Votação acontece 3 de dezembro; enclave rico em petróleo é objeto de reclamação desde o século 19

06.nov.2023 às 22h17
Caracas (Venezuela)
Lucas Estanislau

Militantes chavistas se mobilizaram pelo país para iniciar campanha pelo "sim" - Prensa Presidencial

O governo da Venezuela deu início oficialmente nesta segunda-feira (06) à campanha eleitoral pelo "Sim" no referendo para reivindicar a soberania do país sobre o território do Esequibo, que está em disputa com a Guiana.

Grupos de campanha compostos por membros do partido do governo, o PSUV, e outras legendas da base governista foram instalados em todas as cidades do país com a tarefa de explicar à população quais serão as perguntas feitas na consulta.

::O que está acontecendo na Venezuela::

A data prevista para a realização do pleito é o dia 3 de dezembro e mais de 21 milhões de venezuelanos estão aptos a participar, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Os eleitores terão que responder cinco perguntas e devem escolher entre as opções "sim" e "não" para cada uma delas. O rechaço a um laudo de 1899, o apoio ao Acordo de Genebra de 1966, o não reconhecimento da Corte de Haia para julgar o caso, a oposição à postura da Guiana e a criação de um novo estado chamado "Guiana Esequiba" são os temas das questões.

Com mais de 160 mil km quadrados, o território do Esequibo está em disputa entre os países desde o século 19. O caso foi levado a Haia pela Guiana em 2018 contra a opinião da Venezuela, que insiste que o tema deve ser resolvido observando um pacto assinado entre Caracas e Londres em 1966, o Acordo de Genebra, quando o Reino Unido reconheceu a demanda venezuelana sobre o território.

::EUA anunciam suspensão temporária de sanções contra petróleo e gás da Venezuela::

À época, a Guiana ainda era uma colônia britânica e passou a ser signatária do acordo após declarar sua independência. O envolvimento de Londres no caso é parte das reivindicações da Venezuela.

Além da disputa territorial, o caso ganhou importância econômica a partir de 2015, após a descoberta de grandes reservas marítimas de petróleo na costa da Guiana, que se estendem e grande parte pelo território do Esequibo. Os poços, cuja capacidade é estimada em 11 bilhões de barris, são explorados pela multinacional energética Exxon Mobile e a produção foi responsável por um crescimento vertiginoso no PIB da Guiana.

A região ainda oferece um potencial futuro importante, pois apenas em 2023 a Guiana já descobriu outros quatro novos poços marítimos e, segundo previsões da Exxon Mobile, a produção no país deve ultrapassar 1 milhão de barris por dia em 2027.

::Presidente da maior entidade empresarial da Venezuela pede fim do bloqueio: 'empobreceu o país'::

A reivindicação da região por parte da Venezuela é histórica e a primeira reclamação do território data do ano de 1841. Já na Corte Internacional de Justiça – tribunal da ONU localizado em Haia – o caso corre desde 2018 e foi levado pelo governo da Guiana. Caracas, no entanto, contesta a capacidade da corte de julgar o processo e pede que sejam respeitados os Acordos de Genebra assinados em 1966 entre a Venezuela e o Reino Unido.

Em abril deste ano, o governo venezuelano sofreu um revés em Haia quando o tribunal determinou que possui competência para decidir sobre a disputa judicial e que o governo britânico não deve ser envolvido no caso.

:: Lula compara oposição venezuelana a Bolsonaro e diz que país tem mais eleições do que o Brasil ::

A proposta do referendo surgiu no segundo semestre deste ano por iniciativa do presidente Nicolás Maduro, que acusa a "Exxon Mobile e o Comando Sul dos EUA de quererem tomar o mar não delimitado da Guiana Esequiba".

Já o presidente da Guiana, Irfaan Ali, rechaçou a convocatória feita pela Venezuela e disse que o país irá "resistir" diante dos "esforços venezuelanos para ferir sua soberania". O governo e a oposição da Guiana emitiram um comunicado conjunto considerando a proposta do referendo como "ilegal" e que a proteção do Esequibo deve "estar sustentada por um programa vigoroso de relações públicas e um esforço diplomático proativo e sólido destinado a mitigar a desinformação venezuelana".

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: crescimentodireito a comunicação e informaçãodireito à constitucionalidadegáspetróleovenezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

VIBRA E OUTRAS

Chambriard diz que Petrobras perdeu o controle do preço de combustíveis após privatização de distribuidoras

13 DE MAIO

‘Neste país, ainda é a cor da pele que decide se devemos viver ou não’, diz makota de MG

Luto latino

Chile, Colômbia e Venezuela: líderes latino-americanos prestam homenagem a Mujica

Legado de Pepe

‘Vida coerente e longe dos luxos diferenciou Mujica dos outros políticos do mundo’, diz jornalista uruguaio

ARTIGO

A partida de Pepe Mujica como manifesto radical contra a desumanização da vida

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.