ASSISTA

Bem Viver na TV traz resistência negra no humor, cultura e alimentação

Programa celebra o novembro negro com capoeira angola, comida de terreiro e entrevista com Marcos Oli

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Marcos Oli fala sobre o espetáculo "O Avesso da Pele", uma adaptação do livro premiado de Jeferson Tenório. - Divulgação

Bem Viver, programa do Brasil de Fato, celebra o novembro negro com teatro, cultura e alimentação. No quadro de entrevista, um bate papo com o ator Marcos Oli sobre a peça O Avesso da Pele e o humor como ferramenta de combate ao racismo.

"Eu pensei em criar personagens, mas que fossem humanizados, que as pessoas pudessem se identificar com eles. E o humor, acho que tem muito isso. As pessoas riem da própria desgraça, ou acham graça porque se identificam com o que elas estão passando. Eu acho que o humor tem isso, um lugar da identificação, tem isso um lugar do reconhecimento e reflexão", pontua o artista, que traz nas redes sociais personagens como telemarketing como ferramenta de debate do racismo e problemas sociais.

Veja mais: Bem Viver na TV: 'Poesia para mim é quando as palavras, além de belas, são úteis', diz Sérgio Vaz

O espetáculo também traz o humor e o funk para construir a narrativa do livro de mesmo nome do escritor Jeferson Tenório. A história conta sobre um menino que começa a rememorar a vida do pai, que foi vítima da violência policial, mais uma vítima do racismo no Brasil. A adaptação para os palcos foi  idealizado pelo Coletivo Ocutá, formado por Oli e Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli e Vitor Britto, e tem direção de Beatriz Nascimento.

"A gente quis sair um pouco do lugar de pesar a história, não que não seja importante, mas a gente quis experimentar um outro lugar. A gente quis trazer o humor. E é muito louco, porque esse feedback vem do público, e quando eles estão rindo é um riso meio de 'rindo de nervoso'. O público não sabe se tem permissão para rir. A gente quer sempre provocar, para além de humor ou de outras questões, a maior ferramenta é inquietude", explica Oli sobre o espetáculo.

:: MST: 'A fome não espera, a luta é ampliar as cozinhas solidárias' ::

Desde março, O Avesso da Pele está lotando teatros por aí. A peça está circulando no Rio de Janeiro, mas dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a companhia fará uma apresentação única no Theatro Municipal de São Paulo.

E tem mais...

No Alimento é Saúde, confira mais uma reportagem da série sobre comidas de terreiro. Dessa vez, vamos falar da feijoada, prato do orixá Ogum.

Tem também uma reportagem especial sobre a importância dos mestres e mestras para manter viva a tradição da capoeira angola com um bate-papo com mestre Boca Rica, mestra Jararaca e Vermelho.

Conheça o projeto Escola do Cerrado, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região do Distrito Federal.

E ainda tem receita, em mais um Comida de Verdade. A chef Gema Soto, da Gastronomia Periférica, ensina um delicioso estrogonofe de abóbora.

Quando e onde assistir

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza