O segundo dia de provas da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é neste domingo (12). Desta vez, os candidatos inscritos vão responder a questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Assim como no domingo anterior (5), primeiro dia de provas, os portões estarão abertos das 12h às 13h. Quem chegar depois desse horário não entra. A aplicação das provas propriamente dita começa às 13h30, e termina às 18h30. Todos os horários citados são os de Brasília. Candidatos que moram em locais com fusos horários diferentes da capital devem ter atenção especial a esse detalhe.
O local de prova é o mesmo do primeiro dia de exame. Para confirmar os detalhes, é possível fazer a consulta na Página do Participante, dentro do site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os candidatos não têm a obrigação de apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição, mas o Inep recomenda que ele seja impresso e levado ao local de prova. Para saber como imprimir, clique aqui.
Algumas cidades prepararam esquema especial de transporte público para garantir o deslocamento mais rápido dos inscritos no Enem. Em alguns casos, há transporte gratuito. É permitido levar lanches, água ou outras bebidas não alcoólicas.
O Inep informou no edital que os gabaritos oficiais das provas do Enem 2023 serão divulgados no próximo dia 24 de novembro. Logo após a realização dos exames, alguns sites e cursinhos apresentam correções das provas, mas esses gabaritos não são oficiais.
O Inep garante que todos os candidatos façam as provas em locais a no máximo 30 quilômetros de distância da residência. Quem foi informado que deveria ir para local mais distante, poderá remarcar a prova para uma segunda chamada nos dias 12 e 13 de dezembro. A Página do Participante vai abrir um espaço para essas solicitações entre os dias 13 e 17 de novembro.
Pessoas que ficaram doentes ou tiveram problemas logísticos podem pedir reaplicação da prova. A segunda chamada, neste caso, também acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro. Para saber quais as doenças ou problemas logísticos que permitem a remarcação, clique aqui.
Edição: Nicolau Soares