Diplomacia

Após retomar relações e reabrir sedes diplomáticas, Brasil nomeia embaixadora na Venezuela

Glivânia Maria de Oliveira foi embaixadora no Panamá e cônsul-geral em Boston; escolha precisa ser aprovada pelo Senado

Caracas (Venezuela) |
Embaixadora Glivânia de Oliveira já recebeu aprovação por parte da Venezuela - Senado Federal

O Ministério das Relações Exteriores anunciou na noite desta segunda-feira (13) a diplomata Glivânia Maria de Oliveira como nova embaixadora do Brasil na Venezuela.

Segundo o Itamaraty, o governo venezuelano já concedeu o "agrément" a Oliveira, rito democrático de aprovação do país que receberá o representante diplomático. Agora, a nomeação deverá ser submetida à aprovação do Senado e a embaixadora passará por sabatina na Casa.

::O que está acontecendo na Venezuela::

Atualmente a diplomata atuava como diretora-geral do Instituto Rio Branco, mas já havia sido embaixadora no Panamá, entre 2018 e 2022, e anteriormente cônsul-geral em Boston, nos EUA, entre 2015 e 2018. Além disso, Oliveira foi escolhida em fevereiro deste ano para representar o Brasil na mesa de diálogo entre o governo da Colômbia e o grupo guerrilheiro ELN (Exército de Libertação Nacional).

A nomeação da embaixadora ocorre quase um ano depois do restabelecimento de relações entre Brasília e Caracas iniciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo após sua posse, em janeiro. Naquele mês, o Brasil enviou o diplomata Flávio Macieira para reabrir as sedes consulares brasileiras no país e atuar como encarregado de negócios, mantendo os primeiros contatos com autoridades venezuelanas após a normalização de relações.

::Diplomata do Brasil na Venezuela defende reaproximação: 'Destino de exportações'::

O ato encerrou os quase quatro anos de rompimento diplomático entre Brasil e Venezuela impulsionado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2019, o então mandatário decidiu reconhecer o ex-deputado venezuelano Juan Guaidó como "presidente autoproclamado" do país vizinho, o que deu início a um período de ruptura inédito entre Caracas e Brasília.

A Venezuela, por sua vez, já possui um embaixador credenciado no Brasil desde maio, quando o diplomata Manuel Vadell entregou suas cartas diplomáticas ao presidente Lula. A cerimônia antecedeu a visita do mandatário venezuelano, Nicolás Maduro, a Brasília, a primeira desde 2015. 

Agência brasileira visita Caracas

Uma delegação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) chefiada pelo diretor do órgão e ex-embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, visitou o país nesta segunda-feira (13) e se reuniu com o vice-ministro venezuelano para América Latina, Rander Peña, na capital Caracas.

Segundo Peña, a reunião serviu para instalar o Mecanismo de Supervisão e Acompanhamento da Cooperação Venezuela e Brasil, parte de acordos bilaterais assinados no mês de maio, quando a ABC realizou a primeira visita ao país vizinho.

::Com Maduro, Lula critica sanções dos EUA contra Venezuela e defende expansão do Brics::

"Isso nos permitirá avançar nos setores de pesca, agricultura, político-social e saúde. Avançamos no fortalecimento da cooperação Amazônica", escreveu o vice-ministro venezuelano em suas redes sociais.

A visita é fruto de um primeiro contato estabelecido entre a ABC e o governo venezuelano em maio, quando uma missão formada por representantes de diversos órgãos técnicos brasileiros se reuniram com seus homólogos na Venezuela para discutir a situação dos acordos existentes entre os países. Na ocasião, o diretor da ABC, Ruy Pereira, chegou a se reunir com o presidente Nicolás Maduro.

Edição: Leandro Melito