em são paulo

'Do rio ao mar, Palestina vencerá!': ato junto ao consulado de Israel pede fim do massacre em Gaza

Manifestantes também percorreram a Berrini, avenida que sedia diversas empresas que mantêm relações com Israel

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Manifestantes pediram o cessar-fogo imediato em Gaza - Regina Jerônimo

Manifestantes realizaram um ato nesta sexta-feira (17) junto ao Consulado Geral de Israel em São Paulo, na zona sul da capital paulista, para protestar contra o massacre em andamento na Faixa de Gaza e pedir um cessar-fogo. O ato faz parte de uma articulação organizada pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP), que organizou protestos em diferentes partes do mundo.

Além de se manifestarem diretamente perante o consulado israelense, os participantes do ato na capital paulista fizeram uma marcha pela Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, onde ficam as sedes de diversas grandes empresas que mantêm relações importantes com o estado de Israel, e também o prédio da TV Globo na capital paulista, para denunciar o que foi chamado de "conivência" da mídia hegemônica com o massacre.

"Não podemos mais continuar vivendo nossas vidas, continuar todas as cidades e países funcionando normalmente enquanto existe um genocídio em curso na Palestina. Que o Consulado de Israel ouça o recado de a sociedade brasileira e a comunidade internacional não aceitaremos mais a continuidade da violação dos direitos humanos em suas faces cada vez mais bárbaras", disse Juliana S, integrante da Frente em Defesa do Povo Palestino e do movimento BDS Brasil.


"Livre do rio ao mar": frase faz referência ao território palestino, originalmente compreendido entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo / Regina Jerônimo

Representantes de movimentos populares, entidades sindicais e de representação de trabalhadores, partidos políticos e outros militantes compareceram ao ato na zona sul da capital paulista. A mobilização teve ainda a presença de pessoas da comunidade judaica


Representantes de comunidades judaicas participaram do ato junto ao Consulado de Israel / Lucas Martins/Articulação das Redes

"Nós estendemos toda nossa solidariedade ao povo palestino até esse povo poder respirar em paz, dentro das suas terras, podendo retornar para suas casas e tendo os direitos iguais aos de qualquer cidadão do mundo. O povo palestino merece justiça, liberdade e igualdade assim como qualquer povo", complementou Juliana.

O ato na capital paulista faz parte de uma série de mobilizações organizadas em diversas partes do país para demonstração de solidariedade ao povo palestino em meio ao massacre em andamento em Gaza. Confira aqui uma lista com outros atos programados para os próximos dias, em diferentes cidades.

Edição: Thalita Pires