desastre

Sobe para 8 o número de mortos após chuvas no Sul

Cinco vítimas são do Rio Grande do Sul; 2,6 mil pessoas estão desabrigadas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Vista dos danos no centro da cidade de Roca Sales, Rio Grande do Sul - Silvio Avila/AFP

Subiu para cinco o número de mortos no Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas no estado. A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em seu perfil no X, antigo Twitter. 

"Infelizmente, tivemos a confirmação de mais uma morte em função das chuvas no Estado. Uma senhora de 67 anos foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul. Meus sentimentos à família", escreveu o governador em suas redes sociais. 

:: Seca histórica no Amazonas provoca dificuldade de locomoção para ribeirinhos; veja fotos ::

Na quarta-feira passada (15), Isabeli Soardi, de 26 anos, morreu após um centro esportivo desabar, em Giruá. No sábado (19), foram encontradas duas vítimas, Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e a mãe dela, Lidowina Lehnen, de 86 anos, em Gramado, após o soterramento da residência em que estavam. No dia seguinte, Luis Antônio Martins morreu após seu carro ser arrastado pela correnteza numa estrada estadual.  

De acordo com boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizado às 00h50 desta terça-feira (21), há 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas. Cerca de 194 mil foram afetadas, direta ou indiretamente pelas fortes chuvas. 

:: Brigadistas intensificam trabalho de combate a incêndios no Pantanal ::

Ainda no Sul do país, em Santa Catarina, um homem de 46 anos morreu após colidir com uma moto em uma fiação elétrica em Palmitos. Outras duas vítimas, ambas mulheres, morreram após o carro em que estavam afundar em uma área alagada, no município de Taió.  

Dados de domingo (19) da Defesa Civil de Santa Catarina mostram que, 71 municípios estão em situação de emergência, 37 municípios estão com abrigos abertos e 5.858 pessoas estão desabrigadas. Quanto às pessoas desalojadas, o número ainda está sendo contabilizado. 

:: Seca permanece e isola TI Kwatá-Laranjal no sul do Amazonas ::

O governador Jorginho Mello (PL) esteve falou sobre os efeitos das chuvas à imprensa. "Com a ajuda dos poderes vamos constituir um fundo permanente e vou conversar com o governo federal. Queremos saber o que já veio de recursos e o que virá de fato para as prefeituras", destacou o governador Jorginho Mello. 

Edição: Thalita Pires