SEGURANÇA ALIMENTAR

Niterói (RJ) inaugura restaurante popular municipal na zona norte

Local contará com espaço para uma Escola de Formação em Gastronomia

No audio source provided.
Restaurante tem capacidade para servir até 2 mil refeições diariamente | Crédito: Foto: divulgação

Nesta quarta-feira (22), o novo Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus foi inaugurado no bairro Fonseca, na zona norte do município de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O local contará com um espaço onde funcionará uma Escola de Formação em Gastronomia, a primeira de caráter público em todo o estado do Rio.

De acordo com a prefeitura, o restaurante tem dois pavimentos e capacidade para servir até 2 mil refeições diariamente. A entrada conta com bilheteria e área de higienização, que leva diretamente ao refeitório, com capacidade para 200 pessoas. 

No andar superior fica a Escola de Formação, onde uma cozinha pedagógica vai qualificar os alunos para o mercado de trabalho. A intenção é formar jovens e adultos nos cursos de Gastronomia, Padaria e Serviço para Bares e Restaurantes.

Leia mais: Congresso Brasileiro de Agroecologia, no Rio, recebe 7.500 refeições preparadas pelo MST de Minas Gerais

O novo restaurante popular recebeu o nome de Carolina Maria de Jesus, uma reconhecida escritora negra da literatura brasileira. Seu livro Quarto de despejo traz as memórias de uma mulher negra e favelada que via a escrita como forma de sair da invisibilidade social em que se encontrava. A escritora mineira também ganhou reconhecimento no meio político.

De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, o novo equipamento vai ajudar a população do entorno a ter acesso a uma comida boa, barata e de qualidade.

"Esse é o restaurante mais moderno do Brasil e com acessibilidade. Ele vai atender toda a zona norte da cidade. Esse espaço será uma referência para o Brasil. No próximo ano, na parte de cima, vamos inaugurar também a Escola de Gastronomia Popular. E a escolha aqui do Fonseca se deu por ser uma região muito popular aqui da cidade. O novo restaurante popular recebe o nome de Carolina Maria de Jesus. Estamos no mês da Consciência Negra e Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, uma poetisa negra, que falou muito sobre pobreza e sobre o combate à pobreza. Não temos dúvida de que esse equipamento vai mudar a realidade das pessoas aqui da região e vai ajudar com que a população do entorno tenha uma vida com mais dignidade e que possa se alimentar com uma comida boa, barata e de qualidade", disse Elton.

Essa é a segunda unidade do restaurante popular em Niterói. A prefeitura já é responsável pela unidade do Centro que foi municipalizada. Assim como na região central, o Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus também contará com uma unidade de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional.

Editado por: Jaqueline Deister

|

Newsletter