Guerra da Ucrânia

Zelensky pede para Trump explicar 'plano de paz' para encerrar guerra com Rússia em 24h

Ex-presidente dos EUA tem repetidamente declarado que poderia alcançar a paz entre Rússia e Ucrânia, caso reeleito

Rio de Janeiro |
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Anatolii Stepanov / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta quarta-feira (22) que estava pronto para discutir o plano de paz do proposto pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, mas destacou que a Ucrânia "não entregará Donbass e a Crimeia à Rússia".

:: Como as negociações sobre entrada da Ucrânia na UE podem afetar guerra com a Rússia ::

Em entrevista concedida à Fox News, Zelensky disse estar pronto para conversar com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que afirmou repetidamente que poderia alcançar muito rapidamente um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

"Vamos falar com ele e dar-lhe a oportunidade de mostrar quais são os passos da sua fórmula de paz", disse Zelensky, depois que o correspondente Benjamin Hall ter lembrado que Trump prometeu alcançar rapidamente um acordo de paz entre a Rússia e Ucrânia "dentro de 24 horas".

O ex-presidente estadunidense disse repetidamente que se vencer Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA em 2024, estará pronto para acabar com a guerra na Ucrânia "em 24 horas". No início de novembro, Zelensky disse que convidaria Trump a Kiev para lhe explicar em "24 minutos" que a guerra não pode ser parada em 24 horas. Trump respondeu dizendo que a sua visita a Kiev seria 'inapropriada' agora.

O comentário do presidente ucraniano sobre o suposto plano de paz de Donald Trump surge em um contexto de aumento da rejeição de Biden nos EUA e pesquisas mostrando vantagens de Trump para a corrida eleitoral de 2024. De acordo com um estudo da NBC News, Biden chegou ao seu índice de aprovação mais baixo da sua presidência (40%), evidenciando que a maioria dos eleitores desaprova a sua forma de lidar com a política externa e a guerra no Leste Europeu. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho