ELEIÇÕES 2024

PT oficializa Maria do Rosário como pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre (RS)

Decisão foi tomada após a deputada estadual Sofia Cavedon abrir mão de concorrer em nome de uma "unidade de esquerda"

Brasil de Fato RS | Porto Alegre (RS) |
Maria do Rosário: 'É um processo bonito. Queremos chegar na cidade com o coração aberto. Ouvir muito o que a cidade tem a dizer' - Divulgação

O Partido dos Trabalhadores definiu, na quinta-feira (23), o nome da deputada federal Maria do Rosário como sua indicação para liderar a frente ampla que irá disputar a prefeitura de Porto Alegre contra Sebastião Melo (MDB). A decisão foi tomada numa reunião no Café do Mercado, em uma conversa com mebros da direção municipal, Maria do Rosário e a deputada estadual Sofia Cavedon, que era a outra postulante do partido ao cargo.

:: Toda atenção: eleições municipais de 2024 ::

Cavedon divulgou uma nota renunciando a pré-candidatura justificando que faria isso para "acelerar o processo de construção da unidade da esquerda em Porto Alegre". A partir de agora, o grupo de Rosário deve aumentar as articulações dentro e fora de sua federação partidária, composta também por PCdoB e PV, e tentar formar uma coalizão maior de legendas, com participação de PSOL, Rede e PDT e PSB.

Em uma carta entregue por Sofia a Maria do Rosário, ela afirma que as duas defendem o mesmo. Citou temas como a manutenção do Dmae público, a tentativa de reversão da privatização da Carris, um Orçamento Participativo “para valer” e um programa contra uma política “segregadora”, que afeta moradores em situação de rua.

:: Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) lideram a primeira pesquisa da corrida pela prefeitura de Porto Alegre ::

"É um processo bonito. Queremos chegar na cidade com o coração aberto. Ouvir muito o que a cidade tem a dizer", afirmou Maria do Rosário, desejando uma campanha eleitoral “de alto nível, sem ódio, sem fake news e sem desrespeito com mulheres, jovens, idosos, negros e negras”.

A presidente municipal do PT, vereadora Laura Sito, disse ainda que a busca pela Frente Ampla continuará. Além dos partidos da federação, a prioridade vem sendo a composição com a federação PSOL-Rede, que deve apresentar nomes no início de dezembro. "É uma das capitais onde o PSOL tem figuras muito representativas. Tivemos uma experiência muito exitosa em 2022 e queremos replicar em Porto Alegre", disse a deputada estadual Laura Sito ao falar do apoio do partido, com Pedro Ruas na chapa de Edegar Pretto ao Piratini, no ano passado.

:: Enchente no RS atinge assentamentos do MST e compromete safra de arroz agroecológico  ::

Há conversas ainda com o PDT, que apresentou o nome da ex-deputada Juliana Brizola como representante neste diálogo, e com o PSB. Ela afirma que é possível construir uma ampla unidade no campo ideológico dos partidos, que estão na base do governo Lula, e vencer a eleição de Porto Alegre.

No sábado (25) o PCdoB fará seu encontro municipal, que terá a participação de Manuela D’Ávila. A ex-deputada já foi candidata à prefeitura da Capital mas desistiu de concorrer a cargos públicos depois de ter sido vítima de ameaças.

:: Manuela d’Ávila dá primeiro passo para disputar prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB  ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira