Programa Bem Viver

Brasil precisa valorizar em vida mestres da cultura como Moa do Katendê

Diretor de documentário sobre o capoeirista, Gustavo McNair destaca que obra busca celebrar a vida e não um mártir

Ouça o áudio:

Mestre Moa do Katendê deixou sua marca na cultura baiana e pelos muitos lugares onde passou - Reprodução
Moa foi um personagem que sofreu disso. Não tinha o reconhecimento que ele merecia em vida

O compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi assassinado em 2018, aos 63 anos, por um bolsonarista após uma discussão política.  

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Porém, sua partida não significou o fim dos seus sonhos e da luta pelos ideais que acreditava. Hoje, o Instituto Mestre Moa do Katendê, criado em sua homenagem, se estabelece como um local de fortalecimento da cultura popular. 

Além do instituto, o documentário Raiz Afro Mãe, que vinha sendo construído com a participação de Moa, também foi concluído e lançado no ano passado. No entanto, apesar desses avanços, o diretor do filme, Gustavo McNair, avalia que o Brasil ainda não aprendeu a valorizar seus mestres da cultura. 

"É um grande mal do Brasil a gente conhecer os mortos e não dar flores em vida aos nossos mestres da cultura, mestres educadores, principalmente quando são pretos. Acho que isso é uma parte muito importante da estrutura racista do Brasil. Existe uma espiral de apagamento dessas vozes. A gente não pode gostar daquilo que a gente não conhece, daquilo que a gente conhece filtrado ou enviesado por um discurso de uma branquitude colonialista. Moa foi um personagem que sofreu disso. Não tinha o reconhecimento que ele merecia em vida. Ele tinha reconhecimento em Salvador, mas muito do núcleo a que ele pertencia, da cultura de matriz africana, da capoeira", afirma, em entrevista ao programa Bem Viver.  

McNair lembra que a principal entrevista de Moa no filme não foi feita com a intenção de ser usada, mas sim de ser uma pré-produção. Porém, com o assassinato do mestre, em outubro de 2018, o material acabou se tornando parte importante do documentário, justamente pela falta de outros materiais sobre Moa.  

Além disso, a posição em que o mestre foi colocado, de mártir político, diminui aquilo que Moa fora em vida, na avaliação do diretor. Embora não seja ignorado, o crime não ocupa o centro da discussão do filme, mas sim a obra e o legado do capoeirista. E destaca que em nenhum momento pensaram em desistir da obra. 

"A motivação inicial da gente fazer o filme, somado a esse lugar que ele foi colocado como um mártir político, não necessariamente relembrando e reverenciando o que ele fez em vida, o trabalho dele em vida, mesmo cultural, como um arte-educador, manteve a gente com a certeza que tínhamos que fazer o filme. A gente nunca pensou em desistir, a gente teve mais certeza que a gente tinha que fazer e que o filme tinha que manter o propósito original, a vontade de celebrar a vida dele e celebrar a obra dele. Vencido o luto e vencido a revolta, a gente teve mais certeza que o filme precisava continuar sendo sobre a vida", conta. 

A entrevista completa pode ser conferida no áudio que acompanha a matéria. 


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Edição: Thalita Pires