Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

pós cop28

‘Leilão do fim do mundo’ vai vender blocos para petróleo e gás na Amazônia; Instituto Arayara alerta para riscos ambientais

Exploração nas áreas que serão leiloadas podem representar ameaças para os territórios

09.dez.2023 às 18h14
Recife (PE)
Redação

Exploração marítima próximo a áreas sensíveis, como Fernando de Noronha, causaria impactos ambientais irreversíveis - FUP

O Instituto Arayara apresentou à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) um estudo que alerta para os impactos negativos do 4º Ciclo de Oferta Permanente de Concessão (OPC) e o 2ª Ciclo de Oferta Permanente de Partilha (OPP), que ofertarão 21 blocos para petróleo e gás na Amazônia. O leilão, que será realizado na próxima quarta-feira (13), foi classificado pelo instituto como o "leilão do fim do mundo" e é considerado como o pior da história da ANP por especialistas no tema. 

O relatório do Instituto Arayara revela que 15 Unidades de Conservação, 23 terras indígenas e 5 territórios quilombolas serão afetados pelos blocos ofertados neste ciclo da ANP. Entre as Unidades de Conservação ameaçadas, estão os Montes Oceânicos em Fernando de Noronha e a região de Abrolhos

Há também um potencial risco geológico em uma das áreas ofertadas, que está a pouco mais de 2km do ponto de risco de exploração de sal-gema, em Maceió. 

O documento, chamado de Diagnóstico do Risco Socioambiental do 4º ciclo da Oferta Permanente de concessão, aponta que o leilão oferta blocos em terra e mar que representam quase 2% do território nacional, expondo uma série de contradições jurídicas, climáticas e sociais. 

Segundo a Arayara, a ANP pretende leiloar 603 blocos e, pelo menos, 94% deles apresentam uma sobreposição ou conflito com as diretrizes ambientais da Agência ou da Polícia Ambiental do país.

Além de violar as diretrizes ambientais da ANP, o leilão também representa uma contradição em relação às metas climáticas defendidas pelo governo brasileiro no plano internacional. O diagnóstico avalia "que as emissões totais potenciais dos blocos nesse ciclo sejam superiores a 1 GtCO2e, o que coloca as emissões potenciais apenas desse ciclo no mesmo nível das emissões anuais do Brasil previstas para 2030.

Leia mais PE: Fora da lista de privatizações, Refinaria Abreu e Lima pode duplicar capacidade de produção

Segundo o Instituto, esta dedicação aos combustíveis fósseis "é contraditória às simultâneas apostas do governo brasileiro em se posicionar internacionalmente como referência global para a questão climática e na conservação da natureza. Ao mesmo tempo, estão de acordo com os movimentos do governo junto ao setor de fósseis, onde 62% do PAC é voltado para investimentos nesse segmento." 

O Instituto também reforça que "as principais saídas para frear o aquecimento global direcionam para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), sendo a substituição de
combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia a principal delas". 

De acordo com comunicado da ANP, "estarão em oferta na sessão pública do 4º Ciclo da OPC a área com acumulação marginal de Japiim e 33 setores com blocos exploratórios, localizados em nove bacias sedimentares: Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Pelotas, Potiguar, Recôncavo, Santos, Sergipe-Alagoas e Tucano." 

Já no 2ª Ciclo de Oferta Permanente, estão sendo ofertados blocos "localizados no Polígono do Pré-Sal: Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Jade, Tupinambá (Bacia de Santos) e Turmalina (Bacia de Campos)." 

:: 'Novo pré-sal': sem estudo amplo, Petrobras põe em risco foz do Amazonas ::

Enquanto o documento alerta para riscos do chamado 'leilão do fim do mundo", na quarta-feira (06) a Petrobras enviou uma navio-sonda para retomar a exploração da Margem Equatorial Brasileira, um trecho que vai do Amapá até o Rio Grande do Norte. A atividade é alvo de críticas de ambientalistas e virou tema de divergência entre a área ambiental do governo e a estatal. 

Editado por: Thalita Pires
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

'MARES DE FRANGOS'

Muitas galinhas, pouca variedade genética: granjas são ‘chocadeiras’ de doenças como a gripe aviária

RECORDE

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

SEM DIÁLOGO

Prefeitura de São Paulo irá afastar 31 diretores de escolas municipais em bairros vulneráveis, denuncia Daniel Cara

REFORMA AGRÁRIA

Cerca de 6 mil militantes do MST ocupam trecho de ferrovia da Vale no Pará para pedir demarcação de acampamento

Eleições PT

‘Essa será a última eleição de Lula e temos dar essa vitória a ele’, diz Edinho Silva em Curitiba (PR)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.