CENTRAL DO BRASIL

UNE comemora reestruturação da Secretaria Nacional da Juventude

Medida foi anunciada pelo governo federal durante a 4ª Conferência da Juventude, em Brasília

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Abertura da Conferência Nacional da Juventude, em Brasília - Fotos: Bruno Peres/ASCOM SG-PR

A União Nacional dos Estudantes (UNE) avaliou como positiva a lista de anúncios feitas pelo governo federal a respeito das políticas direcionadas para a juventude. As ações foram reveladas durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, que aconteceu em Brasília, entre os dias 14 e 17 de dezembro. 

Entre as medidas comemoradas pela UNE, estão a reestruturação da Secretaria Nacional da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude, além da ampliação da rede de Ensino Federal. 

Sofia Cartaxo, diretora de relações institucionais da UNE, participou do Central do Brasil desta segunda-feira (18) e avaliou os aspectos positivos dessa retomada de espaços específicos para a juventude dentro do governo federal. 

"O fortalecimento é essencial. Isso permite que a gente tenha maior acesso ao governo e possa incidir com uma qualidade maior nas políticas públicas que são formados para a gente", explicou. 

Ela também comentou sobre o anúncio feito pelo presidente Lula da Silva, de expandir a rede de Institutos Federais pelo país, com a construção mais 100 unidades até 2026. Sofia classificou esse movimento como "uma grande vitória" para os estudantes. 

:: Lula recebe reitores e diz que universidades e institutos federais vão "sair das trevas" ::

"É inegável que os Institutos Federais representam o enraizamento e pluralidade do ensino e da instituição federal. A gente tem Institutos Federais em diferentes cantos do Brasil e em lugares que a educação, geralmente, não chega. Ter mais 100 Institutos Federais é, sem dúvida, uma grande conquista", concluiu. 

A entrevista completa está disponível na edição desta segunda-feira(18) do Central do Brasil no canal do Brasil de Fato no YouTube 


E tem mais! 

Referência na luta 

Silvia Federici concedeu uma entrevista exclusiva ao Brasil de Fato e falou: "os movimentos feministas mais poderosos estão na América Latina”

Cultura ancestral 

Misturando o ancestral e o urbano, cantores, compositores e até MCs indígenas demarcam seu espaço na cultura brasileira, por meio da chamada Música Popular Originária(MPO)

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras espalhadas pelo país. 

Edição: Rebeca Cavalcante