REFORMA AGRÁRIA

40 anos do MST: Feira Cícero Guedes marca início das comemorações no Rio

Evento acontece até a próxima quarta (20) e promove a venda de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Feira teve início na segunda (18) e vai até quarta-feira (20) no centro do Rio - Júnior Araújo

A Feira Estadual da Reforma Agrária Cicero Guedes chegou a sua 15º edição no Rio de Janeiro. O evento que começou na última segunda-feira (18), no Largo da Carioca, centro da cidade, é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e este ano, além de reunir assentados e acampados da região Sudeste também celebra os 40 anos do Movimento.

A Dirigente Nacional do MST, Eró Silva, conta que existem muitas expectativas do Movimento ao completar 40 anos. “Temos um espaço aqui que já está nos levando rumo ao VII Congresso do MST que vai acontecer em 2024, a gente tem uma banca aqui para ir dialogando com a sociedade e nos preparando para o próximo Congresso, então é 40 anos do MST e rumo ao Congresso”, afirma.

Ela ressalta que nesta edição também tem um espaço dedicado para o Comitê em defesa da Palestina “trazendo o debate, apoio e mais diversidade a partir da própria economia solidária presente também na Feira”.

A Feira é uma oportunidade para a população ter acesso à alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, principal motivo da luta do MST. Edmilson Júnior mora há dois anos e meio no acampamento Cicero Guedes, em Campo dos Goytacazes, e conta que fazer parte do Movimento permitiu que ele retornasse às suas origens.

:: Incra formaliza assentamento Cícero Guedes em Campos (RJ); área era usada pela ditadura ::

“Eu vim da agricultura familiar quando eu morava na Bahia, depois trabalhei vinte anos na rua como representante de cosméticos e produtos fitoterápicos, e hoje é muito importante ter retornado à terra, poder plantar, colher e estar junto com o MST lutando sempre por um pedacinho de chão para poder produzir orgânicos, sem agrotóxicos e trazer saúde para a população”, diz Edmilson.


A programação também conta com debates, rodas de conversa e atividades culturais / Júnior Araújo

Já Edna Mendonça, do assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, na Região dos Lagos, também é uma das feirantes, e para ela, o MST é sinônimo de união. “Nós produzimos coletivamente e estamos aqui coletivamente, aqui são produtos de vários agricultores para serem vendidos no coletivo”.

Na abertura, um ato político deu início a celebração dos 40 anos. A deputada estadual Marina do MST (PT) explica que a Feira representa a luta do Movimento pela reforma agrária. 

“Simbolicamente trazido como fruto da reforma agrária aqui no estado do Rio de Janeiro e nos estados aqui da região Sudeste os alimentos saudáveis frutos da reforma agrária popular, com o fortalecimento da agricultura, da produção de alimentos saudáveis no campo, nos assentamentos, mas também com a agricultura urbana e isso é muito importante para o fortalecimento do nosso projeto”, finaliza a deputada.

A Feira vai até a próxima quarta-feira (20), e além da venda de alimentos, a programação conta com debates, rodas de conversa e atividades culturais. Confira a programação nas redes sociais do MST neste link.

Este ano, o evento é realizado pela Escola Estadual de Formação e Capacitação à Reforma Agrária (ESESF) Bernardo Marins Gomes e patrocinado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Solidário da cidade do Rio de Janeiro, previsto na Lei nº 5435/12, que institui a política pública de fomento à Economia Solidária no município.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita