CENTRAL DO BRASIL

Conselho de Segurança está paralisado pelo poder de veto dos EUA, diz professor

Washington, Israel e outras potências acreditam que o cessar-fogo beneficia o Hamas

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Conselho rejeitou, no início de dezembro, resolução que pedia cessar-fogo imediato - Foto: Bolívar Parra-Presidência da República

O Conselho de Segurança da ONU se reúne novamente nesta terça-feira (19) para debater a situação da Faixa de Gaza. Mas, em razão da interferência dos EUA e de Israel, a nova resolução proposta pelos Emirados Árabes Unidos deve deixar de fora a menção a um cessar-fogo humanitário. 

Para evitar um novo veto, a proposta deve se concentrar no envio de ajuda humanitária. Washington acredita que o cessar-fogo acaba por beneficiar o Hamas. Por isso, tem defendido a ideia de pausa nos combates, para poupar civis.

Enquanto isso, o massacre contra palestinos segue em curso, com mais de 19 mil mortos. Israel segue matando centenas por dia, a maioria de crianças e adolescentes.

O professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC, Igor Fuser, criticou essa postura do governo estadunidense e afirmou que o Conselho de Segurança está paralisado por causa deste poder de veto. 

"O Conselho de Segurança está paralisado pelo direito de veto que os EUA, juntamente com outras potências, têm sobre as decisões de Conselho", apontou. 

Fuser participou ao vivo do Central do Brasil nesta terça-feira (19) e reforçou as críticas ao envolvimento do governo estadunidense no massacre contra os palestinos. 

"Os Estados Unidos são cúmplices do genocídio que Israel está cometendo em Gaza. Os Estados Unidos fornecem as bombas que são explodidas em Gaza".

Na entrevista, o professor também analisou o nível da cobertura da imprensa, aqui no Brasil, sobre o os ataques a Gaza e expressou preocupação com uma provável naturalização das mortes de palestinos. 

O conteúdo completo está disponível na edição desta terça-feira (19) do Central do Brasil no canal do Brasil de Fato no YouTube



E tem mais! 

Lei das estatais 

Paralisada, votação sobre indicação de políticos para estatais pode chegar a "meio-termo".

Cuba e o MST

Reportagem mostra como a relação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra com Cuba vem desde a criação do movimento e atravessa décadas com solidariedade, luta e resistência.

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras. 

 

Edição: Thalita Pires