ISOLAMENTO

Governo Milei anuncia que Argentina não entrará no Brics

Ultradireita reafirma aliança com EUA e Israel e rejeita possíveis benefícios do bloco

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Buenos Aires vive onda de protestos contra medidas do novo presidente de extrema direita - Luis Robayo AFP

Em carta enviada aos cinco integrantes atuais do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente argentino, Javier Milei, anunciou que seu governo não tem intenção de ingressar no bloco, como havia sido decidido há meses, pela gestão anterior. 

"Algumas decisões tomadas pela gestão anterior (do ex-presidente Alberto Fernández) serão revisadas. Entre elas, encontra-se a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país (Argentina) no Brics (...)", escreveu Milei para o governo brasileiro, segundo a Globonews.

A emissora afirma que a carta é datada de 22 de dezembro e foi enviada aos líderes dos outros países. O governo Milei já havia indicado que não ingressaria no bloco que representa o Sul Global, reiterando suas alianças com EUA e Israel. 

Por quê?

A decisão  de ampliar o Brics foi tomada em agosto último durante encontro em Joanesburgo (África do Sul). Entre as novas matrículas aprovadas, estavam Egito, Irã, Argentina,  Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

A meta é que os novos integrantes formalizassem a adesão em primeiro de janeiro. Participar do Brics poderia trazer benefícios econômicos à Argentina, como acesso a créditos e mercados. 

A imprensa argentina analisa que a desistência de Milei pode ser estratégia para manter o foco na resolução de crises internas, como a gerada por seu megapacote de austeridade e restrição de liberdades civis, atualmente no Congresso e que enfrente dura oposição da população. 
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho