Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

política

Eleições de 2024 em São Paulo: reflexões para a vitória

Valores, sonhos e projetos estão em disputa na disputa que deve ganhar holofete nacional

06.jan.2024 às 17h22
São Paulo (SP)
Thiago Duarte Gonçalves

A eleição no município tem projeção nacional e tem repercussão dos principais jornais - Foto: Diogo Moreira/ Agência Brasil

A eleição do município de São Paulo tem projeção nacional, nós sabemos. O tamanho da população, a importância de sua economia na indústria, comércio e serviços, palco de grandes manifestações de massas, a projeção de figuras políticas, o maior orçamento de uma prefeitura no Brasil, entre outros motivos, dão às eleições do município visibilidade nacional.

Em 2022, Lula ganhou na cidade. Foram 53,54%, contra 46,46%. A vitória reacendeu a esperança de reconquistar a prefeitura pelo campo democrático-popular. No âmbito legislativo, o PT, que tem hoje 8 parlamentares, já teve 11 em em 2008 e 2012; o Psol tem expectativa de crescimento da sua bancada com a candidatura única ao Executivo dentro da esquerda (elegeu 1 parlamentar em 2012 e 6 em 2020). Enquanto que o PCdoB tenta recuperar uma vaga no legislativo paulistano, não tendo eleito nenhum representante nas últimas eleições.

O Partido dos Trabalhadores não terá candidato na cidade. Pela primeira vez desde a redemocratização, o maior partido dos últimos 40 anos da esquerda na cidade não terá candidato ao executivo. A decisão se deve ao compromisso estabelecido em 2022 e ao desempenho de Guilherme Boulos nas eleições de 2018, de 2020 quando foi para o segundo turno nas eleições municipais, e na eleição para deputado federal quando obteve mais de um milhão de votos, legitimando a candidatura unificada dentro do campo progressista.

A tese da Frente de Esquerda será testada nas eleições de 2024 no município de São Paulo. PV, PDT, Rede, PCdoB, Psol e PT, os movimentos populares e sindicais  estarão juntos para eleger Guilherme Boulos prefeito.

A disputa não será fácil. De um lado, o atual prefeito (Ricardo Nunes, MDB) usando a máquina descaradamente no período pré-eleitoral, representando o centrão. Apesar de ser pouco conhecido e fazer uma gestão desastrosa na cidade, tem nas pesquisas mais de 20% das intenções de voto. Não é pouco, para quem foi escondido nas eleições de 2020 por Bruno Covas.  Nunes será a representação do centrão no município, com apoio do cada vez mais forte PSD; sua articulação é para que Bolsonaro não lance candidato e que os votos desse setor de extrema-direita venham naturalmente para si, como candidato anti-esquerda.

Por outro lado, não podemos descartar uma candidatura orgânica da extrema-direita. Ricardo Salles (PL), ex-ministro do Meio Ambiente, é o principal nome. A se concretizar, será uma tentativa de defesa expressa de Bolsonaro nas eleições municipais, dividindo o voto mais conservador no primeiro turno. Trará a polarização entre Lula e o ex-presidente para o centro da disputa municipal. O bolsonarismo se mostrou vivo, forte e atuante após a derrota eleitoral, mesmo que na defensiva, tendo seu principal candidato na cidade a mesma intenção de votos nas pesquisas que o atual prefeito.

Tábata Amaral (PSB) e Datena só terão chances de crescimento disputando os votos de Ricardo Nunes (MDB), o que é pouco provável com o uso da máquina pública e com as alianças que serão feitas. É neste espectro eleitoral, da busca por votos ao centro, dos nem-nem, que estará a dupla Tabata-Datena.

Já Kim Kataguiri (União Brasil) será a representação do Lava-Jatismo, mas com pouca projeção na atual conjuntura; vai se reivindicar o representante da verdadeira direita, algo que este setor não está preocupado. A questão central para eles é quem seu representante máximo (Bolsonaro) irá apoiar.

O papel do campo progressista para arrancar a vitória

Eleger Guilherme Boulos é central para conter a extrema direita no Estado. Para tanto, é importante fazer do processo eleitoral uma disputa de ideias, valores e projetos, disputando mentes e corações, organizando este eleitorado nos comitês populares de luta. A disputa de quem é o melhor “gerente” não nos interessa, ainda mais na atual conjuntura. Nacionalizar as eleições, seja para consolidar a imagem de que Lula é Boulos e Boulos é Lula, seja para carimbar a candidatura que tenta esconder Bolsonaro e seus comparsas (Ricardo Nunes), tem um potencial mais agregador, articulando as políticas públicas nacionais ao cotidiano do paulistano.

Assim, uma candidatura em movimento, que seja a representação da aliança construída junto aos partidos e movimentos populares e sindicais, se faz necessária. Envolver a militância dos mais diversos segmentos; apresentar alternativas a um projeto que expressa machismo, racismo, lgbtfobia e outras formas de opressões presentes na sociedade; disputar do centro a  periferia.

O resultado eleitoral será consequência de lutas, disputa ideológica e trabalho de base no ano de 2024, organizando por meio dos comitês populares, núcleos pequenos de ações e mobilizações. Do ponto de vista das lutas e do programa, de maneira geral e sintética, a defesa da democracia e a prisão de Bolsonaro e seus comparsas; fazermos do Carnaval uma grande onda anti bolsonaristas, sendo a cultura como um instrumento estratégico do próximo período; fazer a disputa da defesa intransigente do meio-ambiente, do plantio de milhares de árvores e combatendo a fome com alimentação saudável para o povo paulistano; continuarmos mobilizados contra o neoliberalismo e seus projetos envolvendo a água e a energia na cidade e em defesa de um serviço público de qualidade no município; melhorar a educação municipal; avançar nos mutirões e cooperativas para mais moradias populares; entre outras pautas que nos diferenciam na defesa de um projeto popular para São Paulo.

Não poderemos deslocar o debate (e voto) do Executivo com o do Legislativo; precisamos eleger uma forte bancada para dar apoio ao nosso prefeito. Não é natural esse processo; vide Lula com mais de 45% de votos no primeiro turno e não termos sequer 25% dos votos. Hoje temos 15 de 55 vereadores; para o PT, além da Federação (o que amplia o número de votos) e de uma forte e representativa bancada de candidatos e candidatas, o sucesso do Governo Lula potencializará a bancada; para o Psol, ampliar a bancada é uma grande possibilidade, mas não podem transformar Boulos no candidato apenas da sigla para alcançar esse objetivo; para o PCdoB eleger novamente um vereador é algo importante estrategicamente para todo o campo democrático-popular.

O caso da tentativa de perseguição ao Padre Júlio Lancelotti, através de uma CPI, mostra a importância da eleição do legislativo; ao invés de investigar o porquê do aumento de irmãos e irmãs em situação de rua nos últimos anos, tentam criminalizar o combate à fome e à pobreza extrema. Precisamos ter uma bancada de vereadores e vereadoras comprometidos com as pautas dos movimentos populares, sindicais e partidos progressistas.

Vamos para eleições de 2024 disputando valores, sonhos e projetos, com uma campanha-movimento, em permanente mobilização, combinando as diversas formas de luta e organizando a esperança em pequenos grupos  e assim, teremos mais chances de vitória.  

*Por Thiago Duarte Gonçalves, coordenador jurídico-parlamentar da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário da União

Editado por: Camila Salmazio
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEPOIMENTOS

Na presença de Bolsonaro, Mauro Cid confirma detalhes do plano de golpe a Alexandre de Moraes 

COMUNICAÇÃO CULTURAL

Projeto oferece formação gratuita em rádio para jovens das periferias da zona norte do Recife (PE); inscreva-se

Moradia digna

Déficit habitacional em Fortaleza atinge 82 mil famílias

MOBILIZAÇÃO

Ato pelo fim da escala 6×1 sem corte de salários mobiliza sindicatos e movimentos sociais na Paraíba, nos dias 10 e 11 de junho

Argentina

Apoiadores de Cristina Kirchner fazem convocação urgente para resistir a possível condenação

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.