luta por terra

Ataque deixa indígenas do povo Avá-Guarani feridos e motiva atuação da Força Nacional em Guaíra (PR)

Ataque é um desdobramento do conflito que se arrasta por décadas em razão da paralisia sobre a demarcação do território

Brasil de Fato | Toledo (PR) |
Estimativa é que cerca de dois mil indígenas habitam a região de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná
Estimativa é que cerca de dois mil indígenas habitam a região de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná - Júlio Carignano

A Força Nacional vai atuar na cidade de Guaíra, na região oeste do Paraná, para conter um conflito de terra envolvendo indígenas do povo Avá-Guarani e fazendeiros. A atuação foi pedida pelo Ministério dos Povos Indígenas no dia 27 de dezembro e autorizada pelo Ministério da Justiça após ataque na noite de quarta-feira (10) que deixou três indígenas feridos.

O ataque é um desdobramento do conflito que se arrasta por décadas e teve mais um capítulo aberto, quando o movimento indígena, em razão da paralisia sobre a demarcação, realizou a retomada de terra no dia 21 de dezembro, em espaços contíguos às aldeias Y’hovy e Yvyju Avary, de forma a garantir uma melhor distribuição das famílias no território.

De acordo com o relato de lideranças guarani, a agressão ocorreu quando a aldeia se preparava para uma celebração religiosa. Um grupo de homens armados teria ficado de tocaia perto do local da reza e começado a disparar contra as pessoas no início do evento.

Entre os feridos, está a liderança Vicenta Martines, que se encontra internada no Hospital Bom Jesus em Toledo, e o líder espiritual da aldeia.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio, esteve em Guaíra na quinta-feira (11), onde se reuniu com representantes da prefeitura e das polícias Civil e Militar, segundo ele, para "entender a realidade da região", com o intuito, nas palavras do secretário, "preservar as vidas tanto dos produtores rurais quanto dos índios que estão nessa situação", afirmou, ao portal G1.

Nota do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) do Paraná critica a demora policial em prestar assistência no local. “É igualmente preocupante observar a falta de ação efetiva por parte da Polícia Federal, que se deslocou tardiamente para a área e sem prestar a devida assistência aos indígenas feridos. Exigimos uma resposta imediata e eficaz das autoridades competentes para garantir a segurança das comunidades Avá-Guarani”, afirma a nota estadual do partido.

Relatos das lideranças também informam que, especificamente, no dia do ataque, a polícia teria retirado a ronda e o cordão de segurança que isolava a área da ocupação desde os primeiros conflitos, e que tal fato teria sido aproveitado pelos agressores.

Procurada pelo Brasil de Fato, a Polícia Federal no Paraná disse que está ciente da situação, acompanha o caso e vai adotar as medidas cabíveis para manutenção da segurança na região. Porém, não especificou quais serão as medidas.

Confira a nota na íntegra do Ministério dos Povos Indígenas:

“Famílias indígenas do povo Avá-Guarani foram alvo de novo ataque na noite de quarta-feira (10), no município de Guaíra, oeste do Paraná. Conforme as denúncias, a ação foi organizada por fazendeiros. Três indígenas foram alvejados e estão hospitalizados.

No dia 21 de dezembro de 2023, os Avá-Guarani da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, que está em processo de regularização fundiária, realizaram duas ações de retomada nas aldeias Y’hovy e Yvyju Avary. Em seguida, passaram a sofrer graves situações de ameaças e agressões por parte de grupos de não indígenas.

Nos dias 23 e 24 de dezembro, respectivamente, as aldeias Y’hovy e Yvyju Avary foram atacadas com emprego de milícia rural privada. Tão logo foi acionado, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) realizou interlocuções com as lideranças indígenas, por meio da Comissão Guarani Yvyrupá (CGY), e gestões junto à Polícia Federal (PF), que compareceu ao local. No ataque mais recente, o mesmo protocolo foi seguido pelo MPI, garantindo novamente a presença da PF para fazer cessar a violência.

Considerando a escalada do conflito na região, marcada por recorrente violações de direitos dos Avá-Guarani, no dia 27 de dezembro, o MPI solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na área, medida que acaba de ser autorizada para garantir a segurança dos indígenas”.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Pedro Carrano