alerta

Prefeitura do Rio decreta estado de emergência e mortes chegam a nove em decorrência da chuva

Entre sábado e domingo, cidade foi afetada por chuva que chegou a interditar Av. Brasil e outros pontos da Zona Norte

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Inmet já havia previsto chuva de 100mm para o final de semana no Rio - Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decretou estado de emergência neste domingo (14) em decorrência da chuva que atinge a cidade desde o sábado (13). Foram nove mortes, segundo o Corpo de Bombeiros. Uma pessoa segue desaparecida no município de Belford Roxo. 

Os temporais atingiram especialmente a Zona Norte da capital fluminense e cidades da Região Metropolitana. 

Durante boa parte do domingo a Avenida Brasil esteve interditada por conta da quantidade de pontos de alagamento. Às 15h a via voltou a ser liberada.

A Defesa Civil informou na manhã do domingo que 29 sirenes foram acionadas a partir da 0h30 em 16 comunidades em função do atingimento dos protocolos do Sistema de Alerta e Alarme. Niterói entrou em alerta máximo durante a madrugada.

A cidade permaneceu o domingo inteiro em estágio operacional número 4 (ao todo, são 5 níveis). 

O Inmet já havia previsto que entre sábado e domingo, o acumulado de chuva em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro poderia passar de 100 milímetros (mm) em 24h.

Eduardo Paes publicou um vídeo no início do dia nas redes sociais pedindo que as pessoas fiquem em casa: “O que a gente pede é isso, que as pessoas evitem se deslocar, Av. Brasil interdita, não força a mão, você põe em risco sua vida, dificulta o trabalho de agentes públicos”.

Durante a tarde, o prefeito comunicou estar em contato com o governador do estado, Cláudio Castro (PL), e com o governo federal, por meio do ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional.

:: Por que servidores ambientais paralisaram as operações e qual é o impacto no desmatamento da Amazônia ::

Os Bombeiros chegaram a atender mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas, entre sábado e domingo, em todo o território fluminense, relacionadas a resgate de pessoas, inundações, alagamentos, cortes de árvores, desabamentos e deslizamentos.

Edição: Raquel Setz