tragédia

Bombeiros seguem em busca de mulher desaparecida no RJ; estado já tem 11 mortes após chuvas

Vítimas fatais estavam em bairros periféricos da capital fluminense e em cidades da região metropolitana do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Carro caiu em rio em Belford Roxo; mulher está desaparecida - Governo do Estado do Rio de Janeiro

O corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro segue em busca por uma mulher que está desaparecida desde o último sábado (13), quando o carro em que ela estava caiu em um rio na cidade de Belford Roxo, na região metropolitana da capital fluminense, em meio às fortes chuvas que atingiram o grande Rio e causaram pelo menos 11 mortes.

A mulher, de 46 anos, estava no veículo com o marido, que foi resgatado por moradores da região onde aconteceu o acidente. Segundo testemunhas ouvidas pelo site G1, o homem dirigia o veículo seguindo orientações do GPS, e não percebeu que estava chegando ao leito do rio por causa da inundação.

As mortes já confirmadas aconteceram na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e em municípios da Baixada Fluminense. Além de terem sido as regiões onde a chuva caiu com mais força, esses bairros e municípios têm infraestrutura mais precária que os da Zona Sul e regiões centrais da cidade do Rio, o que pode ter tido influência direta no número elevado de mortes.

Três das vítimas eram moradoras da cidade do Rio. Outras três, de Nova Iguaçu. Também foram confirmadas mortes em São João de Meriti (duas), Duque de Caxias (duas) e Belford Roxo (uma). Entre as causas confirmadas, estão afogamentos, soterramentos e choques elétricos. 

Apesar de a previsão para esta segunda-feira (15) ser de poucas chuvas, o Instituto Estadual do Ambiente do estado do Rio de Janeiro (Inea-RJ) emitiu alertas para a possibilidade de cheia no Rio Capivari, em Duque de Caxias.

A cidade do Rio de Janeiro, que no domingo chegou a estar em nível 4 de alerta de riscos, segundo a Defesa Civil (o nível máximo é 5), teve o alerta reduzido para o nível 2. Ainda há possibilidade de ocorrências pontuais, mas a chance é menor.

Edição: Vivian Virissimo