BRUMADINHO: 5 ANOS

Documentário 'Brumadinho: relatos de um crime continuado' será lançado nesta sexta (19)

Além do lançamento do documentário, programação inclui seminário, carreata e romaria

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
A exibição acontecerá às 19h, no Auditório da Estação Cidadania, em Brumadinho. - Foto: Lucas Sharif/Midia NINJA

Em memória aos cinco anos da maior tragédia ambiental do Brasil, o Coletivo das Pessoas Atingidas pelo crime da Vale, em Brumadinho, lança, nesta sexta-feira (19), o documentário “Brumadinho: relatos de um crime continuado”.

O filme denuncia, a partir de depoimentos dos próprios atingidos, os diversos impactos causados na vida das famílias e em todas comunidades, desde o rompimento da Barragem de Córrego do Fundão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019.  

O filme foi feito em parceria com a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) da Arquidiocese de Belo Horizonte e com a Rede Igrejas e Mineração.

A exibição acontecerá às 19h, no Auditório da Estação Cidadania, na Praça CEU, rua Belmira Silva Moreira, nº 85, em Brumadinho.

Programação

Além do lançamento do documentário, este mês uma programação extensa homenageia as 272 vítimas fatais e pede por justiça para as comunidades, que tiveram seus modos de vida impactados pela ação predatória da mineradora.

Na próxima segunda-feira (22), a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão em Brumadinho (Avabrum) organiza o seminário “Cinco anos sem justiça: rompimento da barragem da Vale em Brumadinho”. Dois dias depois, acontece a “Carreata da Justiça”, que irá percorrer as ruas do município atingido denunciando a impunidade do crime. 

No último domingo (14), aconteceu a “1ª Caminhada de São Sebastião: por uma ecologia Integral”. A ação foi uma preparação para a “5ª Romaria pela Ecologia Integral à Brumadinho” que, nos últimos cinco anos, acontece no dia 25 de janeiro, com o objetivo de exercitar a solidariedade às pessoas atingidas e manter viva a memória das vítimas.

Veja mais sobre esses eventos aqui.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

 

 

 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida