saúde pública

Vacina contra dengue: 1º lote de 750 mil doses chega ao Brasil

Municípios com alta transmissão serão prioridade; país é pioneiro ao disponibilizar imunizante no sistema público

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para prevenção de dengue de 4 a 60 anos de idade - Rogério Vidmantas / Prefeitura de Dourados

O Ministério da Saúde informou que o Brasil recebeu no sábado (20) a primeira remessa de cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue, que será disponibilizada pelo SUS.

O lote integra um total de 1,32 milhão de doses da vacina, chamada Qdenga, fornecidas sem custos pela farmacêutica Takeda à pasta da Saúde.

A segunda remessa com 570 mil doses chegará em fevereiro. O Ministério da Saúde diz ter comprado a quantidade total disponível pelo fabricante para 2024 - 5,2 milhões de doses, que deverão chegar até novembro. 

Devido à capacidade limitada de produção, 3,2 milhões de pessoas devem ser imunizados em 2024, pois a vacina requer duas doses, com um intervalo mínimo de três meses.

Em MS, município de Dourados inicia vacinação em massa contra dengue

O Ministério da Saúde informará nos próximos dias a lista dos municípios e a estratégia de vacinação. A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

O Brasil passa por um “boom” de casos da doença. O governo federal estima que o número de contaminações possa ficar entre 1,6 milhão e 5 milhões ao longo de todo o ano de 2024. No ano passado, foram notificados 2,9 milhões de casos, com 1.094 mortes.

O país é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra dengue no sistema público universal. O imunizante foi incorporado ao SUS em dezembro de 2023. A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou a incorporação.

Municípios com alta transmissão serão prioridade

A remessa recebida neste sábado (20) passará pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa, antes de ser enviada para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O Ministério da Saúde solicitou prioridade nestas etapas e espera que o processo seja concluído na próxima semana.

O Ministério da Saúde, em conjunto com o Conass e o Conasems - órgãos representantes das secretarias de Saúde dos estados e municípios - definiu os critérios para os municípios que receberão as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da OMS.

'Lula tem consciência que Saúde não é gasto, é investimento', defende Francisco Funcia

As vacinas irão para regiões de saúde com municípios de grande porte que tiveram alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou superior a 100 mil habitantes, considerando também altas taxas nos últimos meses.

O público-alvo em 2024 serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, após os idosos, grupo para o qual a Anvisa não liberou a vacina. 

Edição: Douglas Matos