Fique ligado

USP e Unicamp divulgam lista de aprovados na primeira chamada do vestibular 2024

No total, para as duas universidades, serão ocupadas mais de 10 mil vagas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Os estudantes que não foram aprovados na primeira chamada podem ainda ser convocados na segunda chamada - Foto: USP Imagens

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anteciparam e divulgaram a primeira lista de aprovados do vestibular 2024 nesta segunda-feira (22). As listas dos aprovados estão no site da Fundação Universitária para o Vestibular, responsável pelo exame da USP, e da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Aqueles que prestaram o vestibular da USP devem realizar a pré-matrícula de forma on-line entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro. No total, foram oferecidas 8.147 vagas, das quais 50% são para aqueles que participaram em ampla concorrência e 50% para estudantes de escolas públicas, sendo 37,5% para pretos, pardos e indígenas

:: Lideranças do Vale do Javari pressionam MEC por educação escolar indígena ::

Os estudantes que não aparecem aprovados na primeira lista podem ainda ser convocados na segunda chamada, que será divulgada no dia 14 de fevereiro. Ainda assim, caso não sejam aprovados, os estudantes poderão se inscrever na Lista de Espera nos dias 26 e 27 de fevereiro.  

Para fazer a matrícula, é necessário acessar o link encaminhado no e-mail cadastrado no momento da inscrição; preencher um formulário eletrônico; e enviar a documentação exigida em formato digital (PDF, JPG, PNG, GIF). Depois, entre os dias 26 e 28, a matrícula deverá ser confirmada na página da Fuvest. 

:: Comissão de Educação apura que 89,5% das obras em escolas não foram iniciadas no RS ::

Já os estudantes que aprovados no vestibular da Unicamp deverão realizar a matrícula não presencial, na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), entre os dias 30 e 31 de janeiro, utilizando o número de inscrição, a data de nascimento e a senha utilizada na inscrição. 

Os estudantes convocados por meio do sistema cotas étnico-raciais, que autorizaram o uso da fotografia como meio de validação pela Comissão de Averiguação, receberão um e-mail com a indicação de validação e as instruções para a matrícula. Já aqueles que não autorizaram receberam outro tipo de e-mail com orientações para o processo de matrícula. 

:: Programa Internacional de Avaliação de Estudantes não expõe qualidade da Educação, ao contrário ::

Os estudantes que foram aprovados no curso em que classificam como segunda opção no ato da inscrição deverão manifestar interesse pela lista de espera na primeira opção de curso ou realizar a matrícula no curso aprovado. No total, a universidade está convocando 2.527 candidatos para preencherem as vagas de 69 opções de cursos.  

Edição: Matheus Alves de Almeida