Mobilização

Câmara do Rio recebe toneladas de alimentos em doações para atingidos por temporais

Na terça (23), todo o material será entregue ao Voz das Comunidades, que fará a distribuição a comunidades afetadas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Chuvas no Rio de Janeiro já deixaram cerca de 12 mil desalojados - Mauro Pimentel/AFP

Desde a abertura de um ponto no Palácio Pedro Ernesto para recolher donativos para as vítimas das chuvas do fim de semana dos dias 14 e 15 de janeiro, a Câmara do Rio já recebeu mais de 150 cestas básicas, 350 litros de água mineral, 250 kits de higiene, além de mais de 300 kg de alimentos não perecíveis avulsos e roupas variadas, como toalhas, lençóis e itens de vestimenta pessoal. 

No total, os alimentos somam mais de 2,8 toneladas. Na terça-feira (23), todo o material será entregue ao Voz das Comunidades, que fará a distribuição a comunidades afetadas pelos temporais.

A região metropolitana do Rio foi atingida por fortes chuvas no último fim de semana, principalmente a Zona Norte do Rio e a Baixada Fluminense. Segundo o governo do estado, 12 pessoas morreram. Rios transbordaram e invadiram residências, causando estragos e prejuízos. 

As fortes chuvas trouxeram novamente para o debate político o tema do racismo ambiental. O termo repercutiu e foi bastante procurado na internet após ser usado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em declaração na rede social X sobre o temporal que atingiu seu estado de origem. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse