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ATÉ QUANDO?

Procon-RJ registra aumento de reclamações contra a Light por falta de energia elétrica

Autarquia instaurou ato sancionatório contra a concessionária; Light terá 15 dias para apresentar a sua defesa

25.jan.2024 às 17h25
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
lâmpada acesa

A medida prevê continuar o fornecimento de luz elétrica durante a pandemia - Reprodução

O Procon-RJ instaurou, na última terça-feira (23), ato sancionatório contra a Light devido ao aumento de reclamações dos consumidores, em novembro do ano passado, por meio do atendimento da autarquia e na plataforma consumidor.gov.br. 

Os problemas relatados foram desde a interrupção do fornecimento, instabilidade até a demora no reestabelecimento do serviço na cidade do Rio de Janeiro, além dos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Itaguaí e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Volta Redonda, no Médio Paraíba, e Vassouras, no Centro-Sul.

De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, o fornecimento de energia elétrica é essencial e a suspensão do serviço pode ter consequências graves para o consumidor, como a perda de bens e equipamentos, o comprometimento da saúde e da segurança, além da dificuldade de exercer atividades profissionais e educacionais.  A Light terá 15 dias para apresentar a sua defesa sob pena de aplicação de multa.

Em nota enviada ao Brasil de Fato, a Light informou que desde às 7h de sexta-feira (19) não há interrupção de fornecimento na Ilha do Governador e que "vem empenhando todos os esforços para acelerar as obras que trarão a solução definitiva para a região".

Ainda segundo a empresa, foi montado um plano emergencial para melhorar a qualidade do serviço e que "seguirá colaborando com o órgão de defesa do consumidor". 

*Texto atualizado em 26 de janeiro, às 15h18, para inclusão de posicionamento da Light.

Editado por: Jaqueline Deister
Tags: direito à cidadedireitos sociais e econômicosenergialightrio de janeiro
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