Cinema

Veja teaser do documentário 'Meeiros', do Brasil de Fato, que mostra como vivem os trabalhadores do cacau-commodity

Filme mostra o cotidiano precário de famílias que alimentam a fortuna de multinacionais que exploram o fruto

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Robério e família: dupla jornada como meeiro no cacau e na seringa não são suficientes para uma renda maior que um salário mínimo mensal - Foto: Pedro Stropassolas e Vitor Shimomura

Já está no ar o teaser do documentário Meeiros, produzido pelo Brasil de Fato, que narra o cotidiano de famílias de trabalhadores rurais que trabalham na produção do cacau para a comercialização do fruto como commodity agrícola.

"A família produtora de cacau é o principal ator nessa cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, é a principal vítima de um processo desumano. A situação é muito grave", conta Vitor Shimomura, um dos diretores.

No filme, está a história triste por trás da produção do cacau, de exploração do trabalho infantil e escravidão contemporânea, que contrasta com os lucros gerados pelo fruto, que sustentam multinacionais bilionárias.

"Meeiros fala sobre a cadeia do cacau, mas é um retrato de como se estrutura a produção de commodities dentro do agronegócio brasileiro. Um modelo colonial, e altamente dependente do capital estrangeiro", analisa Pedro Stropasolas, que também assina a direção.

O documentário será lançado nesta quinta-feira (1), no canal do Brasil de Fato no Youtube.

Assista o teaser:

Edição: Nicolau Soares