Articulação nacional

Conferência debate políticas culturais para povos das águas, camponeses e originários

Encontro busca listar três propostas para serem levadas à 4ª Conferência Nacional de Cultura

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
"A conferência dá condições de juntar quem é pequeno agricultor com indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras", diz Binho Riani Perinotto, do MinC - Foto: Lucas Calisto/ASCOM Secult

A Conferência Temática Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas acontece em Fortaleza entre 30 de janeiro a 1º de fevereiro, com objetivo de fortalecer o debate sobre políticas públicas culturais voltadas aos povos e comunidades tradicionais, camponesas e originárias. A conferência é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado do Ceará, por meio das Secretarias da Cultura (Secult-CE) e do Desenvolvimento Agrário (SDA-CE). 

Coordenador-geral de Orientação e Capacitação para Estados, Distrito Federal e Municípios do MinC, Binho Riani Perinotto explica que esse encontro tem uma característica muito específica.

"Ele vai tratar uma perspectiva de territorialidade com aqueles que cuidam do nosso planeta. É esse olhar de territorialidade popular, ambiental, de sobrevivência, resistência e sobrevivência, por isso que a conferência dá condições de juntar quem é pequeno agricultor com indígenas, com quilombolas, com ribeirinhos, com caiçaras", diz Perinotto.

Presidente da União Espirita Cearense e Umbanda, do Maracatu Filhos de Iemanjá e membro do Comitê de Expressões Culturais Afro-Brasileiras da Secult-CE, Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá participa do encontro como representante dos povos de terreiro e fala sobre a importância do momento. "Não é só a questão da religiosidade, tem também a questão da agricultura, tem a questão da nossa culinária (...) Na época dos Preto Velhos tem a mandioca, tem a batata-doce, tem a tapioca, o baião de dois, o vatapá, tem tudo isso. A festa de Ogum, que é São Jorge, tem a feijoada. Oxóssi, que aconteceu agora, tem a salada de frutas, tem o peixe, tem o arroz."

Eliane Saraiva participa do encontro representando a biblioteca comunitária do Assentamento Novo Horizonte, em Tururu, e a Rede de Bibliotecas Comunitárias Camponesas. Ela explica que as bibliotecas comunitárias são um setor esquecido até mesmo em alguns eventos culturais. "É como se essa área fosse da educação, mas não é."

Saraiva afirma que está na Conferência para ser ouvida e conseguir apoios. "Estou com uma expectativa de que em algum momento vou ter alguma oportunidade de falar sobre a importância dessas bibliotecas, de mostrar que esse setor existe, que estamos na luta."

Entre 04 e 08 de março, o Minc promoverá a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ªCNC). O encontro realizado agora em Fortaleza é parte da construção desse próximo evento. Nesta estruturação, foram realizadas etapas municipais, estaduais e agora as etapas temáticas, com objetivo de aprofundar a discussão da política cultural. Perinotto explica que a intenção é que, de todas as conferências tenham um acúmulo trazido por quem participa desses processos pelo Brasil inteiro desde o ano passado.

"Essa conferência, especificamente, dos povos do campo, das águas e das florestas, tem uma relação umbilical, por assim dizer, com a nossa cultura. São exatamente os povos originários, aqueles que chegaram muito antes de nós e que até hoje lutam para preservar as terras", destaca a secretária da Secult-CE, Luisa Cela.

A política pública de cultura, como a secretária explica, trata de arte, de atividades e programações artísticas, mas, fundamentalmente, fala sobre o jeito de ser do povo brasileiro. "E é nesse espírito que a Secretaria de Cultura vai estar aqui com sua equipe ao longo dos próximos dias".

Durante a Conferência, serão ouvidas as experiências dos participantes e elencadas três propostas para serem levadas à  (4ªCNC), cujo tema será "Democracia e Direito à Cultura".  O objetivo final é o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, além dos próprios sistemas estaduais e municipais.

Programação

Quarta-feira, 31/01

14h às 20h – Experiências Exitosas em Territórios Culturais
Luciana Silva (Escola Mangue Brasília Teimosa), Marjorie Botelho (Ponto de Cultura Rural), Daniel Lira (Museu do Índio), Jade Percassi (Curso de Graduação de Arte Educação para Escolas do Campo), Luana Oliveira (Escola livre de artes João das Neves), Guê Oliveira (Armazéns do campo), Sandra de Souza Maciel (Valorização dos saberes dos povos de territórios tradicionais), Alana (Cultura Viva, Assentamento Santana).
20h – Jantar
21h – Sarau dos Povos do Campo, Águas e Florestas

Quinta-feira, 01/02

07h às 08h30 – Café da manhã
9h – Apresentação da Metodologia para trabalho em grupos sobre eixos temáticos da 4ª Conferência Nacional de Cultura
09h30 às 12h – Construção das propostas para a 4ª Conferência Nacional de Cultura
12h30 às 14h – Almoço
14h – 16h – Plenária de definição de propostas prioritárias
16h – Peça o Maquinista
19h30 – Solenidade de Encerramento
21h – Pereira da Viola e Coco Mestra Maria de Tiê

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia