Vacinação

'Nossa grande esperança está nas vacinas', diz médico da família sobre explosão de casos de dengue no Brasil

Aristóteles Cardona explica como o surto da doença já deixa algumas regiões do país em estado de emergência

São Paulo (SP) |
Aumento de casos de dengue no Distrito Federal, que lidera ranking com maior incidência, foi de 982% no primeiro mês de 2024, segundo Ministério da Saúde - Arquivo/Agência Brasil

O número de casos de dengue explodiu no primeiro mês de 2024. O Brasil espera conter a epidemia da doença com a aplicação da vacina Qdenga a partir de fevereiro.

Até 30 de janeiro, foram registrados pelo Ministério da Saúde mais de 217 mil casos de dengue, aumento de 233% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o país somava pouco mais de 65 mil. Distrito Federal, Acre e Minas Gerais, lideram, nesta ordem, a lista de maiores quantidade de casos. Os três estados decretaram situação de emergência.

O aumento dos casos possui várias causas segundo Aristóteles Cardona, médico de saúde da família e professor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

“Desde as mudanças climáticas que a gente tem enfrentado e sabe que não é de hoje; o próprio processo de ocupação urbana em nosso país também, e a relação que se dá com o campo. (...) Se a gente associa isso ao fato de que o combate à dengue se dá com o combate ao mosquito Aedes [aegypti], que transmite a dengue e outras arboviroses, se a gente pega esses últimos anos, particularmente, a gente vê que houve poucos investimentos ou menos investimentos que do que precisaria pra fazer esse combate”, conta Aristóteles.

O médico tem expectativas positivas com a vacina que será oferecida no Sistema Público de Saúde (SUS). A previsão é que sejam entregues, entre fevereiro e novembro de 2024, mais de 5 milhões de doses da Qdenga pelo laboratório japonês responsável por seu desenvolvimento.

“A nossa grande esperança está nas vacinas. Há muito tempo a gente sabe que se faz essas campanhas, se apela para as pessoas não acumularem água, mas (...) há um conjunto da população que não pode simplesmente não acumular água, porque não tem água encanada em casa. E aí a gente junta com outras situações como a especulação imobiliária, onde águas ficam acumuladas e muitas vezes não tem ninguém pra cuidar”, pontua Cardena.

O Ministério da Saúde anunciou a estratégia de utilização das doses da vacina disponíveis, que terá como público-alvo prioritário crianças e adolescentes de regiões com maior incidência da dengue. Foram selecionados 521 municípios.

“Essencialmente porque é uma faixa etária de pessoas que já foi identificado que, numa recorrência de dengue, as complicações podem terminar se intensificando. E também levando em consideração que o laboratório não tem condição de nos entregar as vacinas na quantidade que a gente precisa, do tamanho do Brasil. Mas já é uma grande ação, afinal de contas estamos falando do primeiro país do mundo a disponibilizar uma vacina pra dengue no Sistema Público de Saúde”, comemora o médico da família.

A entrevista completa, feita pela apresentadora Luana Ibelli, está disponível na edição desta quarta-feira (31) do Central do Brasil, no canal do Brasil de Fato no YouTube.


 

E tem mais!


Sementes do MST

Ainda durante a ditadura militar, no final dos anos 1970, famílias expulsas das terras indígenas de Nonoai organizaram as primeiras ocupações em latifúndios no norte do Rio Grande do Sul. As ocupações, que aconteceram entre 1970 e 1980, são consideradas pelo MST como sementes da criação do movimento em 1984.

 

Celebrações em Cuba

Janeiro é o mês do aniversário do escritor cubano José Martí. Apesar de ter vivido no século XIX, suas ideias dele influenciaram muito a Revolução em Cuba.

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras.
 

Edição: Matheus Alves de Almeida