Paz total

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Candidatura foi proposta pelo deputado e ativista ambiental norueguês Rasmus Hansson

|
Petro propõe plano de paz total para encerrar conflito armado na Colômbia - EVARISTO SA / AFP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro foi homologado como candidato ao Prêmio Nobel da Paz de 2024. A indicação surgiu por ação do deputado norueguês Rasmus Hansson, conhecido em diversos países da Europa por seu papel como ativista em temas ambientas.

Membro do Partido Verde da Noruega, o parlamentar justificou sua iniciativa de apresentar a candidatura de Petro afirmando que o mandatário progressista sul-americano é “uma inspiração para o mundo”.

“Petro promove uma política de paz criativa, moderna e abrangente. Seu governo mostra, na prática, que o diálogo com os grupos armados pode ser um meio eficaz para resolver conflitos e reduzir a violência”, complementou Hansson.

A declaração se refere às duas negociações de paz promovidas pelo atual governo colombiano, com o Exército de Libertação Nacional (ELN) e com o Estado Maior das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EMC).

O deputado norueguês também destacou, como argumentos para a indicação do colombiano, as políticas públicas promovidas por seu governo, as quais, segundo ele, “são um fator de inclusão de povos indígenas, mulheres, crianças e jovens”.

Resposta de Petro

Através das suas redes sociais, o presidente da Colômbia agradeceu a iniciativa de Hansson. Em uma breve publicação, o mandatário acrescentou que “seguiremos fazendo de tudo para alcançar a paz na Colômbia”.

Além de Gustavo Petro, há outros três candidatos já oficiais na disputa pelo Prêmio Nobel da Paz de 2024: o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, e a organização israelense B’Tselem – contrária ao governo de Benjamin Netanyahu, ao qual já acusou de submeter os territórios palestinos a um regime de apartheis – e a (israelense) e palestina al-Haq.

Caso seja o vencedor, Petro seria o segundo presidente colombiano a receber o prêmio neste século. Em 2016, o então mandatário Juan Manuel Santos foi escolhido após seu trabalho ao finalizar o Acordo de Paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2024 deve ser anunciado somente no mês de outubro.