festa já começou

Recife e Olinda receberão milhões de foliões para blocos e centenas de shows: veja programação

Blocos e shows vão arrastar multidões nas duas cidades pernambucanas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Galo da Madrugada já está à espera dos foliões no Recife - Anderson Maia / Divulgação

O carnaval do Recife já começou. Uma série de eventos nesta quinta-feira (2) marcou oficialmente o primeiro dia de festa, e ainda tem muita coisa para acontecer nos próximos dias, tanto na cidade como em Olinda. Entre os destaques, alguns dos blocos mais tradicionais do carnaval do país.

Continua após publicidade

Na capital pernambucana, o Galo da Madrugada, que sai no sábado (10), às 9h promete arrastar 2,5 milhões de pessoas com uma homenagem a Reginaldo Rossi. Este ano, a tradicional escultura tem como tema a defesa da paz. Quem passa pela ponte Duarte Coelho já pode ver a o Galo Gigante da Paz, que tem 28 metros de altura e oito toneladas

Cerca de trinta trios elétricos vão garantir muita música para os foliões. Entre os nomes confirmados estão Elba Ramalho, Otto, Vanessa da Mata, Almério e Gaby Amarantos. A participação no bloco é gratuita – apesar de haver camarotes pagos pelo circuito. Este é o 45º desfile daquele que se apresenta como o maior bloco de carnaval do mundo.

Shows

Ainda na noite desta quinta-feira (8), a praça do Marco Zero, centro da capital pernambucana, recebe grandes shows, incluindo Gilberto Gil (que deve subir ao palco às 23h40) e Raphaela Santos, a Rapha Favorita, fenômeno do brega em Pernambuco.

A programação oficial continua durante todo o carnaval, com centenas de shows de artistas locais e de alcance nacional em 49 polos espalhados pela cidade. Entre as atrações, nomes como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Ludmilla, Mart'nália, Thiaguinho, Fafá de Belém, Mombojó e Jorge Aragão. Confira a lista completa de atrações dos polos clicando aqui.

Olinda

As ladeiras de Olinda vão receber, mais uma vez, o tradicional Homem da Meia Noite. O bloco, que sai à 0h de sábado para domingo, vai homenagear os povos originários, com o tema "Terra Indígena". 

O carnaval de Olinda também teve início oficial nesta quinta (8), e as atividades seguem até a quarta-feira de cinzas, quando sai às ruas outro bloco que é referência no carnaval da cidade, o Bacalhau do Batata. Até lá, centenas de blocos vão subir e descer as ladeiras.

Além disso, a cidade terá mais de 150 shows em oito polos. Assim como a vizinha Recife, Olinda receberá grandes nomes da música nacional, como Fundo de Quintal, Nação Zumbi, Mart'nália, Pitty, Otto e Raphaela Santos.

Edição: Rodrigo Durão Coelho