CULTURA POPULAR

Carnaval de São Paulo tem cultura africana como destaque na primeira noite

Clima quente e sem chuva favoreceu desfiles que homenagearam realezas africanas e exército de mulheres guerreiras

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Abertura do Carnaval em SP teve desfile de sete escolas e destaque para cultura e história do povo negro - Divulgação/Liga SP

A cultura africana foi o destaque entre os desfiles das sete escolas de samba que passaram pelo Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, na noite de sexta-feira (09) para sábado (10), na abertura do Grupo Especial do carnaval paulistano. 

A agremiação Camisa Verde Branco deu início à noite com o enredo Adenla - O imperador nas terras do rei, que narrou a trajetória de vários monarcas africanos, celebrou Oxóssi e exaltou o ex-futebolista Adriano Imperador. 

A Dragões da Real homenageou a realeza africana ao contar uma lenda de uma aldeia chamada Dogon, do Mali. É a primeira vez que a escola tratou de um tema ligado à cultura negra. 

'A gente não pode falar de África no singular', diz idealizadora da Mostra de Cinemas Africanos

A Independente Tricolor contou a história do exército de mulheres guerreiras que defenderam o reino de Daomé, na África, com o enredo "Agojie, A Lâmina da liberdade!"

Em uma noite quente e sem chuva, as escolas não tiveram problemas e completaram todos os seus desfiles a tempo. As escolas de samba têm se destacado ao apresentar enredos que ressaltam a história, a resistência e a contribuição fundamental da cultura negra. 

O segundo dia desfiles do carnaval de SP, entre sábado e o domingo (11), terá os desfiles da Vai-Vai, Tom Maior, a atual campeã Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.

Rainha da ciranda celebra retorno e diz que sonho não terminou: "quero saber até onde Lia vai"

Já no Rio de Janeiro, Lia de Itamaracá, a rainha da ciranda, foi a grande homenageada pela Império da Tijuca. Aos 80 anos, ela desfilou em local de destaque no abre-alas, com samba enredo “Sou Lia de Itamaracá, cirandando a vida na beira do mar”.

Veja a programação para o 2º dia do Carnaval em SP:

  • 22h30: Vai-Vai
  • 23h35: Tom Maior
  • 00h40: Mocidade Alegre
  • 1h45: Gaviões da Fiel
  • 2h50: Águia de Ouro
  • 3h55: Império de Casa Verde
  • 5h: Acadêmicos do Tucuruvi

 

Edição: Rodrigo Gomes