universidade

Instituto Cultural Steve Biko está com inscrições abertas para pré-vestibular gratuito em Salvador

Serão oferecidas 75 vagas, exclusivas para quem cursa ou completou o ensino médio em escola pública

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Inscrições da seleção para pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko vão até o dia 2 de março - ICSB/Divulgação

Estão abertas até dia 2 de março as inscrições para a seleção do Pré-vestibular 2024 do Instituto Cultural Steve Biko. São ofertadas 75 vagas para estudantes que residem na Bahia e que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio, exclusivamente em escolas públicas.

O curso é gratuito e as aulas serão ministradas em formato híbrido no turno da noite, de segunda a sexta das 18h30 às 21h30, e aos sábados das 13h30 às 17h40.

O Pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko (ICSB), organização do Movimento Negro, foi iniciado em 1992, a partir da criação de uma cooperativa gerida por estudantes e professores negros da Bahia. Além de preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o curso também oferece formação em Cidadania e Consciência Negra (CCN).

Leia também: Ensino médio, PNE, apagão docente: conheça os desafios do campo da educação para 2024

"Vale ressaltar a missão do Instituto Cultural Steve Biko no desenvolvimento das ações estratégicas para promover a ascensão político-social da comunidade negra por meio da educação e do resgate de seus valores ancestrais, contribuindo assim para a redução das desigualdades sociorraciais em nosso país", destaca a instituição.

Processo seletivo

O processo seletivo para o pré-vestibular é realizado em duas etapas. Os candidatos e candidatas inscritos devem responder a uma avaliação escrita, aplicada de maneira presencial no dia 10 de março em local ainda a ser divulgado.
 
A segunda etapa consiste em uma entrevista e participação na aula de Conhecimento Institucional. A aula inaugural acontece no dia 21 de março.

Mais informações e as inscrições estão disponíveis no site do Instituto.

Fonte: BdF Bahia

Edição: Gabriela Amorim